Local: SESC
Preço: Grátis
Faz pouco que o SESC passou um filme sobre a vida de Germano Mathias. O documentário da Programadora Brasil mostrou um sambista de primeiro, pioneiro - bastião do samba urbano paulistano (veja mais sobre o filme no CineCPS). Agora, o mestre vem ao vivo mostrar seu samba de primeira. Veja o resumo abaixo, mais no site do SESC.
Paulistano, nascido no Pari em 2 de junho de 1934, ainda menino Germano ouvia pelo rádio os grandes sambistas das décadas de 40 e 50. Influenciado por Ciro Monteiro, Jorge Veiga, Moreira da Silva, irmãs Linda e Dircinha Batista e Aracy de Almeida e principalmete pelo sambista gaúcho Caco Velho, o Matheus Nunes, Germano encontrou ainda mais samba na Praça da Sé, onde conheceu os engraxates que faziam batucada nas caixas de madeira e latas de graxa, seja quando lustravam os sapatos dos fregueses ou quando disputavam o jogo da tiririca, espécie de capoeira em que um dos participantes tenta derrubar o outro dentro da roda, enquanto o samba é cantado por todos. Rapidamente Mathias aprendeu não só o bailado dos pés e pernadas, mas também a arte de dominar os instrumentos de percussão e o canto ritmado, o que o fez ser recebido como bamba, respeitado nas rodas da cidade como a da Sé, da Barra Funda e Rua Direita, núcleos onde a cultura negra se manifestava com liberdade e inventividade. A lenda do Branquinho Pixaim começava a ser moldada.
Já fui bem mais cinéfila quando morava em São Paulo e fiquei muito contente quando descobri o blog Cinema Campinas. O Cultura Campinas vem para alegrar-me ainda mais. Parabéns pelos blogs e obrigada pelas informações aí contidas!