Intenções

Postado por Thiago quarta-feira, 1 de abril de 2009

Este blog nasceu de uma necessidade compartilhada por alguns amigos: o que tem para fazer hoje em Campinas? Alguém pode dizer, rapidamente: tem muita coisa! É verdade. Numa cidade que já passou do milhão em habitantes é mais do que claro que existem muitos espaços de lazer. Mas nossa dúvida não parava aí, na cerveja pós-expediente ou no passeio pelo shopping: o que tem para fazer hoje em Campinas, com bom preço e qualidade? Pouco a pouco fomos nos interando de eventos de altíssimo nível, mas muito pouco conhecidos na cidade. Reflexo consequente das opções feitas por todos, do fast-food à novela global…

Então temos uma necessidade que se tornou motivação, motivação que se alia à oportunidade. Não faltam bons eventos, mas eles estão apagados frente à enxurrada de cultura padronizada. Preenchemos, então, uma lacuna. Mas é importante esclarecer o que nos direciona:

  • Reconhecer as mais diversas formas artísticas e divulgá-las plenamente, focando na qualidade e gratuitade das apresentações;
  • Propiciar mais um caminho para a formação de público esclarecido, e nos consideramos parte deste processo;
  • Somos universitários de áreas diversas e assim temos necessariamente como princípio a visão aprofundada e não superficial;
  • Cultura erudita e popular não se excluem, pelo contrário;
  • Este é um trabalho colaborativo: individual e coletivo se embatem, parcialidades múltiplas que procuram convergir. Teremos ausências e elas se justificam pelo tempo, espaço no site e gosto pessoal;
  • Se já existe exposição na grande mídia talvez apareça uma nota, talvez nem isso;
  • Valores são relativos: buscamos a gratuidade vinculada à excelência sem medo de fazer a balança pender para qualquer um dos lados;
  • Eventos religiosos serão discutidos em sua dimensão artística e dialógica. Não nos interessa o palanque que não o crítico, ou melhor até, o autocrítico;

Estamos dispostos a difundir aquilo que achamos importante e esperamos sinceramente que mais pessoas possam colaborar nesse empreitada.


Um abraço!
Equipe CultCPS

17 opinaram

  1. Rodrigo Nascimento comentou:
  2. Olá!
    Sou da área de literatura. Recém-formado pela Unicamp. Realmente em Campinas temos pouco acesso a eventos culturais. Acredito ser importante a investida em ações que promovam mais a cultura em nossa cidade.
    Sou um dos editores do blog (blog.oficioeditorial.com.br), que discute literatura e novos autores nacionais. Deem uma visitada na nossa página, talvez podemos desenvolver algum trabalho em conjunto.
    Abraço,

    Rodrigo Nascimento

     
  3. Thiago comentou:
  4. Rodrigo,

    Obrigado pelo apoio! Sabemos que outras pessoas estão envolvidas na difusão de cultura, aos poucos vamos nos reunindo. Logo enviaremos um e-mail para que possamos compartilhar algo, ok?

    Grande abraço!

     
  5. Gislaine comentou:
  6. Maravilhoso este 'movimento' que estão fazendo! Outro dia ouvi de certo cara, que se diz ator, - Se for pra pagar meia, melhor não vir ao teatro, que fiquem em casa' Então eu penso...Putz, e onde fica a necessidade de conhecimento, cultura, emoção, relato, experiencia...tudo isso fica somente na 'inteira?'

    Viva a cultura, e viva a abrangencia cultural gratuita!

    Vocês estão de Parabéns!

     
  7. Thiago comentou:
  8. Gi,
    Sabemos que existe pouca $$$ para os eventos culturais, ou melhor, para aqueles que não estão na grande mídia, ou que provocam o contraditório ou a reflexão intensa. Uma forma de agir é intervir nesse processo comparecendo aos eventos de qualidade, dando o suporte social necessário para que sejam reconhecidos até mesmo financeiramente.
    Obrigado pelos elogios!
    Beijos!

     
  9. Thiago comentou:
  10. "Querido Tico
    voce está de parabéns juntamente com seus amigos pela iniciativa. Vou
    ler sempre pois acabo de me aposentar em Bauru e tenho muitos amigos em
    Campinas. Voce foi uma pessoa importantíssima em Bauru, para a
    Atlética, para o Aikido e para mim. sua trajetória atual parece muito
    mais interessante e rica. Eu também estou pesquisando movimento e
    saúde. Viajo todo final de semana para São Sebastião do Paraiso onde
    está meu filho. aqui teria enorme prazer em recebê-lo pois a qualidade
    de vida é deliciosa. Sua grande admiradora
    ".
    Vera Maria Junqueira Villela

    Esta mensagem foi enviada por e-mail pela professora Vera, lá da UNESP de Bauru, que me pediu para colocá-la aqui nos comentários. Não tenho palavras para descrever tudo o que aprendi com ela, que ultrapassou sem medidas a sala de aula (até porquê eu não era da Arquitetura... rs). Mas posso dizer que com a professora Vera percebi que raros mestres assim o são não só pelo conhecimento técnico que possuem, mas pela dedicação e humanidade em lecionar. Professora, saudades das nossas lutas!!! :-)

     
  11. Thaiza comentou:
  12. Dá-lhe Vera! Até eu me emocionei.

     
  13. Anônimo comentou:
  14. Caros,

    Não deixem de postar o festival do Café, no CIS da Estação Guanabara deste fim de semana, que promete muita coisa boa, dêem uma olhada no portl unicamp - lá só tem destaques - mas acho que o sesc tá difundindo tb. E tb tem o lançamento da Revista dos Mamulengos, em Joaquim Egídio, que parece bem legal... Beijos!
    Teresa

     
  15. Anônimo comentou:
  16. Gente - caros e queridos,

    Sou eu, de novo, quando dizer dizer Mamulengos, tava falando do Ponto de Cultura Inventor de Sonhos, eles vão lançar uma edição da Revista este fim de semana!
    Beijos,
    Teresa

     
  17. Thiago comentou:
  18. Oi, Teresa!
    Já postamos sobre o Festival, você pode vê-lo aqui. Realmente tem muita coisa boa!!! Quanto à revista do Inventor de Sonhos, não há nada no site. Se puder nos enviar mais informações, agradecemos. (pode ser via e-mail se achar mais conveniente). Obrigado pelo toque e, por favor, continue colaborando!

    Tico

     
  19. Unknown comentou:
  20. Olá Pessoal, sou o Luiz Pedro do Projeto Canarinhos da Terra Petrobras - Unicamp, somos Pontinho de Cultura, quero agradecer a publicação do Concerto de Primavera no Blog.
    Fi um sucesso total tívemos 1800 espectadore em 2 sessões, uma sómente para Escolas e Projetos Socias (com 1000 jovens), e outra à noite para público em geral, todas com entrada franca.
    Se quiser seguir nossos eventos www.canarinhos.org.br

     
  21. Thiago comentou:
  22. Luiz,
    Parabéns pelo evento, é ótimo saber que projetos assim estão chamando a atenção do grande público. Já colocamos um link para o projeto na nossa lista cultural aí do lado. Vamos tentar acompanhar as apresentações dos Canarinhos, mas por favor mantenha-nos informados sobre qualquer novidade, ok?

    Grande abraço!
    Tico

     
  23. Rubia comentou:
  24. Olá, Quero parabenizar essa ferramenta mais que perfeita para cultura de Campinas.
    Sou produtora Cultural de Campinas e com muito esforço consegui produzir grandes nomes da musica para nossa cidade ao longo desses 10 anos. Todos eles sem apoio nenhum do Fic nem Pac e sim pagando sempre o Ecad..Só em 2009 trouxemos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Tinoco & Pena Branca, Chico Anysio, Guilherme Arantes, Lobão, Ultraje a Rigor, The Doors,Zeca Baleiro,entre outros eventos... na raça e na coragem. Infelizmente essa cultura foi para poucos, espero esse ano fazer mais e mais por minha cidade e que seje para todos!

     
  25. Thiago comentou:
  26. Rubia,
    Obrigado pelos comentários. É sempre bom saber que existem pessoas buscando qualidade para a arte da cidade. Por favor, envie-nos sempre sua programação para que possamos divulgá-la, ok? Use nosso e-mail.

    Tico

     
  27. Unknown comentou:
  28. Parabéns pelo site, Campinas está precisando de algo que centralize e divulgue melhor os eventos culturais!
    Acho que a criação de um twitter ajudaria muito vocês, e nós! Nos deixaria mais atualizados sobre o que acontece.

     
  29. Thiago comentou:
  30. Valeu, Hugo! Vamos botar nas nossas conversas essa opção, parece ser uma boa mesmo. Continue em contato e fique à vontade para nos ajudar com a divulgação cultura!

    Grande abraço!
    Tico

     
  31. Anônimo comentou:
  32. E espaços destinados as artes visuais, existem ? obrigado

     
  33. Thaiza comentou:
  34. Olá anônimo! Ontem inaugurou uma exposição bacana la no Sesc: http://cultcps.blogspot.com/2011/09/arte-e-tecnologia-musica-video.html

    Essa semana também tem o Feia 12 e uma programação intensa: http://cultcps.blogspot.com/2011/09/semana-feia-douze-ja-comecou.html

    Outra dica, é você digitar "exposição" (com os acentos), ali no canto de cima, a direita, na caixa "Procure no blog"

    Há espaços fixos para exposições temporárias, entre outras atividades culturais: Atêlie Aberto (http://www.atelieaberto.art.br/) Galeria de Arte da Unicamp (http://www.iar.unicamp.br/galeria/index.php), MIS (miscampinas.com.br), Galeria Penteado (galeriapenteado.com.br) Ciesp: http://www.ciespcps.org.br/agenda.asp?categoria=7&departamento=).

    Há também trabalhos relacionados ao Cândido Ferreira, que é um centro de referência em saúde mental e produz bastante coisa: http://cultcps.blogspot.com/2010/02/exposicao-de-tempos-e-tempos-e-afins.html

    Por enquanto o que me vem a cabeça são esses. Espero ter ajudado. Se alguém tiver mais dicas, mandaí!

    Abraços!

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora