Show de choro

Postado por Thiago quarta-feira, 29 de abril de 2009


Os músicos Armandinho (Armando Macedo) e Zé Barbeiro passarão a quinta-feira na Unicamp, participando de atividades com alunos e pessoas da comunidade. Zé Baleiro abre a programação do último dia do 5º Encontro Nacional do Choro da Unicamp, às 10 horas, com a oficina “A prática do violão sete cordas”, no Auditório do Instituto de Artes. No mesmo local, às 14 horas, Armandinho apresenta palestra sobre o choro na Bahia. Às 21, horas, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, os instrumentistas encerram o encontro ao lado do Grupo de Choro do Instituto de Artes. Durante o show, Zé Barbeiro lança o CD “Segura Bucha”.

Músico baiano, filho de Osmar Macedo, Armandinho desde criança teve contato com música de carnaval e trios elétricos. Destacou-se tocando guitarra e bandolim eletrificado – a "guitarra baiana". É um dos nomes da renovação do choro e atuou ao lado do violonista Raphael Rabello e do Conjunto Época de Ouro.


Há seis anos, o Encontro de Choro reúne os melhores nomes de diferentes gerações de chorões, seja interpretando compositores do início da história do gênero no Brasil, seja pela performance de composições próprias ou em mesas de debates. É um momento em que jovens de grupos e clubes do samba do Brasil todo se unem a personalidades como Armandinho, Zé Barbeiro, o sociólogo e crítico Roberto Gnatalli, o flautista Proveta, entre outros.

O aniversário de Pixinguinha, 23 de abril, foi a inspiração para o aluno do ex-aluno de graduação Felipe Lemos Guimarães, hoje aluno de mestrado, em 2004 sugerisse ao então diretor do Instituto de Artes José Roberto Zan a realização do 1º Encontro de Choro na Unicamp. A data é considerada o Dia Nacional do Choro, em homenagem ao compositor.
Este ano, o evento contou com a participação de grandes instrumentistas, entre eles Jorge Cardoso (Ceará), Almir Côrtes, ex-aluno de mestre pela Unicamp (Bahia), Roberto Mahn (São Paulo), Izaias Bueno (São Paulo), Rodrigo Botter Maio e Reco do Bandolim.

SERVIÇO

Show de encerramento do 5º Encontro de Choro da Unicamp
Dia 30 de abril, às 21 horas
No Centro de Convivência Cultural de Campinas (Teatro Luís Otávio Burnier)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (para estudantes e aposentados)
Endereço: Praça Tom Jobim – Centro – Campinas





1 Responses to Show de choro

  1. CineCPS comentou:
  2. O cara toca demais, é um show no palco, tem técnica apuradíssima e ainda por cima é gente fina. Espetáculo de primeira..Zé Barabero que abriu o show, também fantástico.

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora