Coco da Xambá

Postado por Thiago sexta-feira, 17 de julho de 2009

Não conseguimos divulgar a oficina a tempo, mas de última hora ainda dá para assistir o show de encerramento do curso: na Casa de Cultura Tainã, hoje às 20h, será apresentado o "coco da Xambá, tradicional festa que acontece no terreiro há mais de 40 anos para comemorar o nascimento de Mãe Biu, yalorixá que comandou a Casa por mais de quatro décadas". O evento é feito em parceria com o Grupo Bongar:

"O Bongar foi fundado em 11 de agosto de 2001, com o propósito de mostrar a cultura Xambá e difundir a batida peculiar do Coco da Xambá. De um rufado eletrizante, o Coco da Xambá difere das outras vertentes desse ritmo e traz na batida do tambor uma grande carga de ancestralidade do povo africano. O Grupo traz no repertório loas e toadas que contam toda a história dos xambazeiros. Os componentes do Bongar têm influências musicais no universo das manifestações populares, como o coco da Xambá, maracatu, ciranda, caboclinho, bumba-meu-boi, frevo e no candomblé. O grupo gravou o primeiro Cd em junho de 2006 e, no momento, prepara o segundo disco “Chão batido, coco pisado”, que conta com arranjos do maestro Benjamin Taubkin e participação de outros músicos pernambucanos. Os integrantes do grupo fazem parte da Nação Xambá do Quilombo do Portão do Gelo em Olinda, única dessa linhagem africana que se tem conhecimento no Brasil".


0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora