Curso de Língua e Valores Civilizatórios Yorùbá

Postado por Thiago quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tem interesse em conhecer a rica cultura africana? Um bom caminho é aprender um idioma. Nesse sentido, a Casa Laudelina de Campos Mello realiza o primeiro módulo do curso de "Língua e Valores Civilizatórios Yorùbá(s) na África e no Brasil". O início está marcado para o dia 5 de setembro, indo até o dia 21 de novembro, totalizando 40 horas/aula. Veja a ementa:

"A língua e o povo yorùbá; Origens e estabelecimento no Brasil; Os nagôs; a palavra, o tempo e a morte entre os yorùbá; letras e sons da língua yorùbá; peculiaridades da escrita yorùbá; diferenças e semelhanças entre o yorùbá e a língua portuguesa; o yorùbá do Candomblé e do Culto aos Òrìsà; orin, àdúrà e oríkì: uma textualidade sagrada para o ensino da língua yorùbá; tons em yorùbá; vogais nasais em yorùbá; sentenças afirmativas e negativas; tempo; pronomessujeito; pronomes honoríficos; a importância dos cumprimentos em yorùbá; questões em yorùbá; o verbo ti (ter); pronomes possessivos; as preposições sí e ní ; pèlé (cumprimentando uma pessoa mais jovem); kò (as marcas de negação); pronomes pessoais: mi ou mo; verbos e tempos a palavra n ( o tempo contínuo); àwón (a formação do plural); aquisição lexical (vocabulário), audição e conversação básica em yorùbá; cantos, rezas, nomes e louvações no yorùbá do Brasil".

O professor será o Dr. Sidnei Barreto Nogueira, com um extenso conhecimento na área. Veja abaixo onde conseguir mais informações. E só um pequeno comentário: o preço é uma pechincha para o peso de um curso desses... para quem estiver livre no horário, imperdível na minha opinião!

Horário: das 13h às 16h
Vagas: 40 vagas.
Local: Casa de “Cultura Fazenda Roseira”
Investimento: R$ 90,00 (trinta reais mensais)

Informações e Inscrições:
Casa Laudelina de Campos Mello - OMN
fone: 19-3281-0295/ 19-9188-7019
e-mail: casalaudelina@yahoo.com.br

Casa de Cultura “Fazenda Roseira”
fone: 19-9134-3922 / 19-3227-5633
e-mail: fazendaroseira@gmail.com

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora