Fogo na Roupa

Postado por Thiago quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Em duas apresentações (12h30min e 19h30min) desta quinta-feira, 13 de agosto, o grupo Fogo na Roupa apresenta-se na Casa do Lago. O release me chamou a atenção e no site deles consta que ganharam o PAC estadual de Cultura. Boa pedida, vou levar o filhote:

"O Regional Fogo na Roupa é formado por seis jovens músicos paulistas que vêm apresentando a diversos públicos a sua música, formada nas tradições populares brasileiras. O regional tem como solistas o pífano e o acordeon, instrumentos tradicionais da cultura do país, acompanhados pelo violão de 7 cordas, cavaquinho e percussões. A afinação do pífano é relativa, cada um possui a sua. Não se trata de desafinação, se trata do caráter da sonoridade, de timbre. Quem escutar com atenção a música brasileira põe logo reparo numa diferença grande de timbre; essa timbração anasalada da voz e do instrumento brasileiro são tradicionais, e os arranjos do grupo perseguem essa sonoridade. Como disse o Mario de Andrade, 'estão nos coros maxixeiros dos cariocas. Permanecem muito acentuados e originalíssimos na entoação nordestina. Dei com eles um sábado de Aleluia no cordão negro do 'Custa mas Vai' em S. João Del Rei. Tornei a escutá-lo num Boi-Bumbá em Humaitá, no rio Madeira. E numa Ciranda no alto Solimões'. Esses instrumentos usados pelo grupo tem um despropósito de elementos, de novas maneiras de tocar e de articular. Distancia-se assim das tendências jazzísticas que vem inundando a música instrumental do país. São maneiras expressivas de entoar as notas, originais, características e dum encanto extraordinário, típico do Brasil. Ouve-se na voz dobrada dos cantadores e nos rasqueados de suas violas. Ouve-se nas Folias-de-reis e congados por todo o país. Ouve-se na proposta do Regional Fogo na Roupa".

Repertório:
Araponga (Luiz Gonzaga)
Frevo em Maceió (Hermeto Pascoal)
Bicudo (José Bartolomeu)
Capenga (Eugênio Fabrício)
Carimbó do Moura (folclore)
André de sapato novo (André Victor Correa)
Dia de Comício (Paulo Moura)
Forró de dois amigos (Edmilson do Pífano e Ratinho dos 8 baixos)
Vem Morena (Luiz Gonzaga)
Spock na escada (Hermeto Pascoal)
Juventude Perdida (Enrique Menezes)
Ilha das Gaivotas (Hermeto Pascoal)
Língua de Preto (Honorino Lopes)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora