Sociedade pós-globalizada – qual sociologia?

Postado por Thiago segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nas quintas de outubro acontece um módulo voltado às Ciências Sociais. Eis a descrição:

"Os dez últimos anos do século XX e os primeiros desse século têm sido marcados por um contexto de transformações mundiais que puseram em suspeição a solidez de quaisquer dos fundamentos clássicos da vida social, aí incluídas as narrativas sobre ela. Mudanças aceleradas no plano econômico, com a transição do capitalismo produtivo para o financeiro; corrosão dos vínculos sociais e das virtudes de longo prazo, como a confiança e a cooperação; deslocamento das instituições que emprestavam sentido à vida, como a família e o Estado, são aspectos de uma nova ordem planetária, cuja descrição não estaria completa se não incluísse as transformações também operadas no âmbito do conhecimento social. O conhecimento moderno se baseou na idéia de que as palavras seriam neutras o suficiente para corresponderem às coisas que pretendem representar. Mas desde Foucault, pelo menos, essa idéia da mente humana como um espelho capaz de refletir o mundo “como ele verdadeiramente é” vem sendo criticada, dando origem a indagações sobre a linguagem, que inauguram uma nova era do conhecimento. Quais as características, afinal, desse conhecimento contemporâneo? Quais as suas linhas de força, suas clivagens, suas possibilidades de narrar o nosso mundo?"

A curadoria é de Maria Alice Rezende de Carvalho: Professora Titular de Sociologia do IUPERJ e membro da coordenação do CEDES – Centro de Estudos Direito e Sociedade, também do IUPERJ. Seus principais trabalhos são: Cidade & Fábrica (1984), Quatro Vezes Cidade (1994), O Quinto Século – André Rebouças e a Construção do Brasil (1998) e Judicialização da Política e das Relações Sociais (1999), além de vários artigos e ensaios publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora