O triste fim do Cine Paradiso

Postado por CineCPS quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Recebi no email: Cine Paradiso fará sua ultima exibição nesta quinta, dia 29/10/2009 às 19:20h.

Alguns podiam dizer que era esperado. Nós lamentamos - já vimos ótimos filmes no Paradiso, um espaço de resistência histórico em Campinas. O problema é estrutural. A cultura do centro não sobrevive além de alguns poucos bares - falta incentivo, estacionamento com custo viável, ambiente, segurança, pessoas na rua, e um sem número de fatores que motivem a volta ao centro. Ah, falta também vontade de não ir ver X-Men IV por 20 reais no Shopping.

Lembro ainda quando os grandes cinemas estavam todos próximos da Barão de Jaguara. Agora, como no resto do planeta, é Cineplex - cinema "contemplativo" e menos "cognitivo" como diria Tom Zé - vê-se o filme, vai-se pra casa. Sobrou a cinemateca do MIS; que resista forte! Esperamos que a mais bucólica sala de cinema de Campinas volte em breve. Segue a nota do pessoal do Paradiso, abaixo:

Tudo o que um sonho precisa, é de alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Acreditamos no sonho de fazer um cinema de qualidade, conteúdo e sentimento durante esses 26 anos de existência.
Por sonhos em comum, o Paradiso nasceu...
Pelo despedaço dele, se finda.
Agradecemos de coração à todos os atores e coadjuvantes nesse ‘longa metragem’ de muitas esperanças e ânsias, mas de produção precária e recursos limitados.
Aos telespectadores, nosso muitíssimo obrigado!
Esperamos ressurgir como a fênix, em breve!

Após 26 anos de luta, encerraremos nossas atividades.

4 opinaram

  1. Christina comentou:
  2. É verdade isso? Olhei agora no site deles e não tem nada a respeito...
    Sou paulistana morando em Campinas há pouco mais de um ano. Logo que me mudei pra cá senti falta de cinemas que passassem filmes alternativos (às vezes, nem tão alternativos, mas apenas um pouco fora do circuito comercial) até que descobri o Paradiso. Fico na torcida para que a sala reabra rapidamente.

     
  3. CineCPS comentou:
  4. Pois é. No passado, eu vi entrevistas e comentários falando da situação complicada do Paradiso. As ameaças quanto ao fechamento sempre aconteciam. Mas desta vez, veio direto da fonte. Vamos aguardar... as vezes aparece um patrocínio de última hora...

     
  5. Alberto comentou:
  6. É brincadeira mesmo....com uma conferencia de cultura ocorrendo, discutindo esses tipos de problemas da cidade, vem esse balde de água fria. Infelizmente nós, como Cultura, estamos perdendo novamente.

     
  7. Mônica Barbosa comentou:
  8. É uma vergonha para a cidade de Campinas.
    A cada dia observo a História da cidade se perdendo em meio aos grandes problemas sociais estampados por todos os lados da cidade. Isso é o que os administradores e todos nós não queremos enxergar que em meio a tudo isso a criatividade, sensibilidade humana fica doente e a cultura morre aos poucos para um pequeno número que percebe uma Campinas a cada dia mais, sem sentidos...

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora