Reflexões sobre a crise e o futuro do trabalho

Postado por Thiago segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Este é o novo módulo do Espaço CPFL, a ser debatido toda as terças-feiras do mês de novembro:


"O trabalho vem passando por profundas transformações nas últimas décadas, oriundas sobretudo do processo de reorganização da ordem econômica com a globalização e com as expressivas inovações tecnológicas. São mudanças que contêm componentes estruturais, pois é necessário cada vez menos trabalho para uma produção cada vez maior de bens. Ao mesmo tempo, novas necessidades vão sendo criadas, especialmente na área de serviços. Tudo isso em um contexto de globalização na qual as decisões de política econômica estão subordinadas à hegemonia do mercado financeiro, em um cenário de capitalismo flexível no qual as estratégias empresariais estão voltadas - processos que vão alterando o quadro das ocupações e das relações de trabalho, tornando-as mais efêmeras e flexíveis. Em paralelo, vai se alterando o papel dos sindicatos, que necessitam responder aos desafios de um mundo do trabalho em transformação.

Recentemente, acrescentam-se novos componentes: de um lado, a crise mundial faz aumentar dramaticamente o desemprego e fragilizou ainda mais o poder de negociação dos trabalhadores; de outro lado a necessidade de considerar de forma mais consistente a sustentabilidade do modelo de desenvolvimento, com preservação do meio ambiente, requer uma redefinição dos padrões de consumo, o que irá impactar sobre o trabalho em diversos setores da economia.

No caso brasileiro, inserido na lógica das transformações acima anunciadas, há a necessidade de obtermos um grau maior de desenvolvimento para poder suprir diversas necessidades básicas ainda parcialmente atendidas para o conjunto da população, tais como os serviços sociais e de infra-estrutura, o que implica incluir a reconfiguração do trabalho num projeto de desenvolvimento de longo prazo.

Com a finalidade de discutir os impactos das transformações na sociedade globalizada e da atual crise mundial sobre a esfera do trabalho (o quadro das ocupações, o perfil dos trabalhadores, o padrão qualitativo das ocupações, as relações de trabalho e o papel dos sindicatos0 será realizado um ciclo de palestras no mês de novembro, como pode ser observado abaixo. O objetivo é fazer uma reflexão sobre as perspectivas do trabalho no contexto atual, com ênfase no Brasil
".

A curadoria é de José Dari Krein:
José Dari Krein é Professor do Instituto de Economia / UNICAMP e pesquisador do CESIT – Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho, é Doutor em Economia Social e do Trabalho. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Título: As tendências recentes nas relações de emprego no Brasil: 1990-2005.Hoje, presidente da ABET – Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (gestão 2008-2009)

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora