São 4 oficinas com diferentes temáticas pro público aproveitar. Os locais não estão divulagados no site, provavelmente acontecerão nos lugares onde ocorrem as apresentações. As inscrições são feitas no site do Feverestival (no item Feverestival 2010). Existe um número mínimo de inscrições pras oficinas aconteceram, portanto os interessados devem se inscreverem rapidinho.
Informações mais completas sobre as oficinas e (vastos) currículos dos ministrantes, no site também.
As nacionais:
Produção e Gestão para as Artes Cênicas
Ministrantes: Pedro de Freitas e Daniele Sampaio
A cada dia é mais clara a necessidade do artista ser o dono de sua obra, não apenas no que se refere aos aspectos estéticos que a sustentam, mas também no que se refere diretamente à sua viabilização e inserção da mesma no mercado cultural.
O objetivo do curso é oferecer aos participantes noções gerais para a formulação e gestão de projetos culturais nas artes cênicas, sua formatação para editais e leis de incentivos, além de discutir temas sobre a relação entre o processo de criação e a produção.
Conteúdo programático:
* O papel da produção / Contextualização de Cultura no Brasil
* Financiamento à Cultura: Ação Privada e ação Estatal
* Elaboração de Projetos (Concepção, objetivos, justificativa)
* Planejamento (Orçamento; cronograma)
* Estratégia de Plano de Comunicação
* Captação de Recursos
Data: de 01 a 05 de fevereiro de 2010
Horário: das 9h às 13h
Publico alvo: artistas em geral, produtores e demais interessados no tema.
Valor: R$300,00
Poéticas da Luz sobre a Cena
Ministrante: Eduardo Albergaria
O curso proporciona compreensão do processo de elaboração e execução da luz de um espetáculo. São abordados os princípios técnicos e equipamentos necessários para a instalação da iluminação cênica. O conteúdo do curso envolve princípios da eletricidade, funcionamento e afinação de refletores, noções sobre operação de luz. Além do caráter técnico, discutiremos elementos da luz que envolvem a criação e o pensamento artístico, tais como: dramaturgia da luz, intensidade e contraste, cores e sua influência no "clima" da cena, condução do envolvimento do público através da velocidade das transições.
O curso acontecerá durante o VIII Feverestival, e os alunos poderão vivenciar o cotidiano de trabalho do iluminador, do técnico de luz e do operador, durante as montagens dos espetáculos que se apresentarão no festival. Terão um treinamento prático nas montagens e a possibilidade de reflexão teórica sobre a luz de cada apresentação.
É muito importante que todos tragam calçados com sola de borracha e roupas confortáveis para subir escada.
Data: de 01 a 05 de fevereiro de 2010 Horário - dias 1 e 2: das 18h as 22h 3, 4 e 5: das 14 as 22h (nestes dias aconteceram as montagens, por isso os alunos deverão assistir às apresentações) Publico alvo: pessoas interessadas.
Valor: R$ 200,00
As internacionais:
Laboratório da Ilusão
Ministrante: Israel Falke - SIX FINGERS – FINLANDIA
A magia em manipulação com objetos: crianças e adultos assistem um pedaço de madeira rir, chorar e se surpreender – como é concebida esta arte?
Através do uso das mais simples ferramentas, como objetos ou o próprio corpo, o curso busca apresentar os pensamentos e técnicas de manipulação de objetos para que os alunos possam usar essas ferramentas em seus futuros trabalhos sendo em arte performáticas, educacionais ou sociais. Regras invisíveis da manipulação, como dar vida a matérias mortas, a relação entre o “fantoche” e seu manipulador e como criar uma dramaturgia em teatro de manipulação para se contar uma história, são alguns dos temas abordados nessa oficina, que apresentará técnicas de manipulação de objetos, teatro de sombras e de mãos;
Conteúdo:
-princípios da animação: ritmo, forma, movimento, direção, impulso, respiração, focus, espaço e estados;
- características de um material e de seu ambiente em torno;
-observar, escutar e ler situações;
-a utilização de símbolos e códigos visuais;
-introdução de emoções e pensamentos em diferentes materiais e objetos;
-apresentação de qualidades físicas através de escolhas de materiais e manipulação;
-a relação entre corpo e objeto / corpo e boneco;
-design de palco como ferramenta de adaptação;
-design do corpo do performer;
-construção de cenário;
-adaptação de idéias dramatúrgicas a posições e movimentos;
-partes do corpo como personagens animados;
-uso de luz minimalista (caixa-preta);
-relações entre boneco e manipulador;
Data: de 08 a 12 de fevereiro de 2010
Horário: das 9h às 13h
Publico alvo: profissionais e estudantes de artes
Valor: R$ 300,00
O mundo refletido numa gota de água: (auto)- Retrato na criação de um espetáculo
Ministrante: Yael Karavan
Atriz e dançarina, Yael Karavan explora nessa oficina algumas das ferramentas desenvolvidas no processo de criação de seu espetáculo solo. Desenhando nos elementos da Dança, do teatro físico, do Butoh e da mímica, ela explora algumas questões chave e oferece uma paleta de ferramentas e possibilidades para o performer e seu processo criativo: ´presença’, metamorfose, ritmo, intenção, imagens e contraponto, assim como se relacionar criativamente com o material, objetos e espaço, particularidades e desafios do espetáculo solo. Ela usa diversas e ricas abordagens para facilitar a ´viagem imaginativa’ do performer e de seu público, com objetivo de criar um vocabulário gestual pessoal de cada ator/dançarino na criação de seu “auto-retrato” na performance solo.
Data: de 08 a 12 de fevereiro de 2010
Horário: das 14h às 18h
Publico alvo: artistas, performers, bailarinos e demais interessados
Valor: R$300,00
Foto: cena do espetáculo "O que seria de nós sem as coisas que não existem" do Grupo Lume, a criação de iluminação feita por Eduardo Albergaria.
Informações mais completas sobre as oficinas e (vastos) currículos dos ministrantes, no site também.
As nacionais:
Produção e Gestão para as Artes Cênicas
Ministrantes: Pedro de Freitas e Daniele Sampaio
A cada dia é mais clara a necessidade do artista ser o dono de sua obra, não apenas no que se refere aos aspectos estéticos que a sustentam, mas também no que se refere diretamente à sua viabilização e inserção da mesma no mercado cultural.
O objetivo do curso é oferecer aos participantes noções gerais para a formulação e gestão de projetos culturais nas artes cênicas, sua formatação para editais e leis de incentivos, além de discutir temas sobre a relação entre o processo de criação e a produção.
Conteúdo programático:
* O papel da produção / Contextualização de Cultura no Brasil
* Financiamento à Cultura: Ação Privada e ação Estatal
* Elaboração de Projetos (Concepção, objetivos, justificativa)
* Planejamento (Orçamento; cronograma)
* Estratégia de Plano de Comunicação
* Captação de Recursos
Data: de 01 a 05 de fevereiro de 2010
Horário: das 9h às 13h
Publico alvo: artistas em geral, produtores e demais interessados no tema.
Valor: R$300,00
Poéticas da Luz sobre a Cena
Ministrante: Eduardo Albergaria
O curso proporciona compreensão do processo de elaboração e execução da luz de um espetáculo. São abordados os princípios técnicos e equipamentos necessários para a instalação da iluminação cênica. O conteúdo do curso envolve princípios da eletricidade, funcionamento e afinação de refletores, noções sobre operação de luz. Além do caráter técnico, discutiremos elementos da luz que envolvem a criação e o pensamento artístico, tais como: dramaturgia da luz, intensidade e contraste, cores e sua influência no "clima" da cena, condução do envolvimento do público através da velocidade das transições.
O curso acontecerá durante o VIII Feverestival, e os alunos poderão vivenciar o cotidiano de trabalho do iluminador, do técnico de luz e do operador, durante as montagens dos espetáculos que se apresentarão no festival. Terão um treinamento prático nas montagens e a possibilidade de reflexão teórica sobre a luz de cada apresentação.
É muito importante que todos tragam calçados com sola de borracha e roupas confortáveis para subir escada.
Data: de 01 a 05 de fevereiro de 2010 Horário - dias 1 e 2: das 18h as 22h 3, 4 e 5: das 14 as 22h (nestes dias aconteceram as montagens, por isso os alunos deverão assistir às apresentações) Publico alvo: pessoas interessadas.
Valor: R$ 200,00
As internacionais:
Laboratório da Ilusão
Ministrante: Israel Falke - SIX FINGERS – FINLANDIA
A magia em manipulação com objetos: crianças e adultos assistem um pedaço de madeira rir, chorar e se surpreender – como é concebida esta arte?
Através do uso das mais simples ferramentas, como objetos ou o próprio corpo, o curso busca apresentar os pensamentos e técnicas de manipulação de objetos para que os alunos possam usar essas ferramentas em seus futuros trabalhos sendo em arte performáticas, educacionais ou sociais. Regras invisíveis da manipulação, como dar vida a matérias mortas, a relação entre o “fantoche” e seu manipulador e como criar uma dramaturgia em teatro de manipulação para se contar uma história, são alguns dos temas abordados nessa oficina, que apresentará técnicas de manipulação de objetos, teatro de sombras e de mãos;
Conteúdo:
-princípios da animação: ritmo, forma, movimento, direção, impulso, respiração, focus, espaço e estados;
- características de um material e de seu ambiente em torno;
-observar, escutar e ler situações;
-a utilização de símbolos e códigos visuais;
-introdução de emoções e pensamentos em diferentes materiais e objetos;
-apresentação de qualidades físicas através de escolhas de materiais e manipulação;
-a relação entre corpo e objeto / corpo e boneco;
-design de palco como ferramenta de adaptação;
-design do corpo do performer;
-construção de cenário;
-adaptação de idéias dramatúrgicas a posições e movimentos;
-partes do corpo como personagens animados;
-uso de luz minimalista (caixa-preta);
-relações entre boneco e manipulador;
Data: de 08 a 12 de fevereiro de 2010
Horário: das 9h às 13h
Publico alvo: profissionais e estudantes de artes
Valor: R$ 300,00
O mundo refletido numa gota de água: (auto)- Retrato na criação de um espetáculo
Ministrante: Yael Karavan
Atriz e dançarina, Yael Karavan explora nessa oficina algumas das ferramentas desenvolvidas no processo de criação de seu espetáculo solo. Desenhando nos elementos da Dança, do teatro físico, do Butoh e da mímica, ela explora algumas questões chave e oferece uma paleta de ferramentas e possibilidades para o performer e seu processo criativo: ´presença’, metamorfose, ritmo, intenção, imagens e contraponto, assim como se relacionar criativamente com o material, objetos e espaço, particularidades e desafios do espetáculo solo. Ela usa diversas e ricas abordagens para facilitar a ´viagem imaginativa’ do performer e de seu público, com objetivo de criar um vocabulário gestual pessoal de cada ator/dançarino na criação de seu “auto-retrato” na performance solo.
Data: de 08 a 12 de fevereiro de 2010
Horário: das 14h às 18h
Publico alvo: artistas, performers, bailarinos e demais interessados
Valor: R$300,00
Foto: cena do espetáculo "O que seria de nós sem as coisas que não existem" do Grupo Lume, a criação de iluminação feita por Eduardo Albergaria.
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