Cinema: Saúde e Trabalho

Postado por Thaiza domingo, 21 de fevereiro de 2010

"A mostra de filmes Saúde e Trabalho, idealizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Campinas e por seu Conselho Local de Saúde, tem por objetivo promover reflexões acerca de possíveis impactos do trabalho sobre a saúde das populações por meio da reprodução de filmes relacionados às diferentes formas e abordagens do tema ‘Trabalho’ e de debates mediados por profissionais e pesquisadores da área de Saúde e Trabalho."

A abertura conta com o filme Operárias do Mundo (Ouvrières du Monde) França/ Bélgica, 2000, de Marie-France Collard, 57´: 

No outono de 1998, a marca Levi’s anuncia a sua intenção de reestruturar as suas atividades na Europa, transferindo para o exterior seus locais de produção. Na Bélgica e na França, operárias vivem seus últimos meses de trabalho na fábrica, enquanto que na Turquia, nas Filipinas e na Indonésia outras operárias lhes fazem, involuntariamente, uma concorrência fatal, sem no entanto recolher os respectivos frutos. Ao ritmo de seus combates e negociações, do sofrimento dos derradeiros momentos e do medo do futuro, um sentimento de impotência persiste, face à lógica implacável da globalização econômica. É um documentário emocionante, que tem por objetivo devolver a humanidade e a dignidade dessas mulheres que lutam pelos seus direitos.
 
E o debate conta com Denilza Silva (Metalúrgica e Dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região), Marcia Hespanhol Bernardo (Doutora em Psicologia Social/USP e docente do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da PUC-Campinas) e Vera Lúcia Salerno (Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública da USP e médica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas).

Dia 26/02 (sexta), às 18:30, no Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas, localizado à Rua Regente Feijó, 859. Data que coincide com as manifestações referentes ao “Dia Internacional de Combate e Conscientização sobre as LER” (Lesões por Esforços Repetitivos). 

(Recebido por e-mail da Equipe do CEREST, valeu Francisco!)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora