Cinema na Casa do Lago: Ciclo Palestina

Postado por Thaiza segunda-feira, 26 de abril de 2010

Filme bom, na telona, de graça! Toda semana, ciclos temáticos, em sessões diárias, às 16h e 19h, na Casa do Lago: 

26/04 (seg) - O Círculo (Jafar Panahi, Iran, 2000, 90') 
Uma mulher acabou de dar à luz uma menina. Ela não sabe, mas ela e a filha já são
indesejadas...Três mulheres são libertadas da prisão numa saída precária. A necessidade de dinheiro para fugirem vai obrigá-las a tomar medidas desesperadas...Sem identificação e sem um companheiro de viagem, uma jovem mulher é obrigada a suplicar e mentir só para comprar um bilhete de autocarro...Uma mulher solteira foge da prisão para fazer um aborto mas é rejeitada da casa do pai pelo trato violento dos irmãos...Os seus crimes são vagos, a sua culpa ou inocência sem importância. Os seus caminhos vão cruzar-se, o suspense das suas intrigas acentuar-se. Os começos e os fins são tragicamente similares. O seu mundo é um mundo de constante fiscalização, burocracia e desigualdades. Mas o mundo sufocante não consegue extinguir o espírito, força e coragem do círculo de mulheres.

27/04 (ter) - Violação de Domicílio (Saverio Costanzo, Itália, 2004, 90')
Numa área ocupada pelo exército israelense, um casal entra em conflito sobre o futuro de sua família. A esposa deseja se mudar, enquanto o marido defende a permanência. Sair é capitular. Em meio a discussões ácidas, o local é invadido e eles são mantidos como reféns pelos soldados israelenses.

28/04 (qua) - A Noiva Síria (Eran Riklis, Fra/Ale/Isr, 2004, 97')
Colinas de Golam, na fronteira entre Israel e Síria. Está em andamento a preparação das bodas de uma jovem drusa, que mora no lado israelense, com um astro de TV também druso, mas que mora do lado sírio. A noiva precisa atravessar a fronteira, mas a burocracia do procedimento atrapalha a realização do casamento.

29/04 (qui)- Paradise Now (Hany Abu-Assad, Fra/Ale/Isr/Hol, 2005, 90')
Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

30/04 (sex)- Lemon Tree (Eran Riklis, Isr/Ale/Fra, 2008, 106')
Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora