Inicia-se hoje o 2º Festival Internacional da Leitura de Campinas. Estaremos por aqui, dando uma atenção aos eventos do dia, dada a importância do acontecimento para a cidade. Incentivar a leitura é ação em prol de uma educação de mais qualidade para o nosso país, pois que a formação de cidadãos críticos e esclarecidos é um dos caminhos para um melhor equilíbrio das desigualdades sociais. Só quem se incomoda, luta; e só se incomoda quem se conscientiza de seu papel na sociedade em que está inserido. E o caminho para essa conscientização começa desde cedo, com a leitura e a busca pelo conhecimento.
Este ano, o festival acontece em três locais distintos: na Estação Guanabara, no SESC e no Largo do Rosário. Será um desfile de autores, atrações artísticas, oficinas gastronômicas, palestras, apresentações musicais, além de bate papos interessantíssimos com gente de grande relevância para a literatura em língua portuguesa.
Hoje é a abertura do festival, que vai de 29 de maio até 06 de junho, e já está rolando a Fanfarra Municipal no Largo do Rosário e logo mais às 11 horas acontece um bate papo com Célio Turino, ex-secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. À tarde, a programação do Largo segue com Contação de Histórias com Julio D'Zambe, bate papo com a Academia Campinense de Letras e Artes e a palestra "O Cardeal e o Jornalista", com o escritor Ricardo Carvalho.
O SESC recebe a visita de uma das mais importantes autoras de livros infanto-juvenis contemporâneas, Tatiana Belinky estará no Baú de Histórias. Com 91 anos de vida, membro da Academia Paulista de Letras, Tatiana é autora de mais de 200 obras, entre traduções, infantil, antologias, poesia e teatro.
A programação do dia de hoje na Estação Guanabara tem muitas atrações. Às 14 horas acontece a palestra “Como evitar o analfabetismo funcional”, com a educadora Áurea Sigrist. Também acontecerão duas tendas gastronômicas, uma às 15 horas e outra às 17 horas. Às 17 horas também acontece um bate papo com o poeta amazonense Thiago de Mello, um dos mais respeitados e influentes do país, reconhecido ícone da literatura regional. O escritor e ilustrador paulista Ricardo Azevedo faz uma palestra sobre “Literatura, didatismo e sistema cultural dominante”, às 18 horas e o poeta, ensaísta e tradutor Cláudio Wllier faz a mesa do autor “Hilda Hilst”, juntamente com o jornalista Gutemberg Medeiros, ambos paulistas.
A abertura oficial do festival acontece às 21 horas com o cantor e compositor carioca Luiz Melodia, em concerto imperdível com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Abaixo, a foto do I Festival Internacional de Leitura de Campinas onde eu, Cris, posei ao lado do magnífico Moacyr Scliar, um dos grandes nomes da literatura infanto-juvenil em nosso país, ganhador do prêmio Jabuti do ano passado, com meus amigos Sidinéia e Vinnie Fuscaldy.
Estação Guanabara
Rua Mário Siqueira, s/nº Jardim Guanabara
Campinas, SP
Telefone: (19) 3233-7801
SESC
Rua Dom José I, 270 Bonfim
Campinas, SP
Telefone: (19) 3737-1500
Largo do Rosário
Na Av. Francisco Glicério, esquina com R. Gen. Osório.
0 opinaram