Um dos encantos do cinema é ver na tela o mundo de outra perspectiva, e não são poucas as tentativas de decolar no universo alheio. Aproveite pra pegar carona nessa cauda de cometa no ciclo Pelos olhos de uma criança. No Sesc, grátis!
Adaptação do livro Minha Vida de Menina - O Diário de Helena Morley, o filme se passa no final do século XIX em Diamantina (MG) e mostra as descobertas de uma adolescente filha de garimpeiro que entra na vida adulta, tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a república.
(Andrés Wood, CH/ES/ING, 2004, dra, 120’)
O pano de fundo é a queda do governo Allende em 1973 no Chile. Gonzalo estuda num colégio religioso de classe média alta, para onde vão alunos mais pobres por decisão dos padres progressistas. Neste colégio, ele conhece e se torna amigo de Machuca e Silvana. A subjetividade do olhar dos garotos sustenta o enfoque político da situação social do país.
13/7 (ter) às 19h30: A culpa é do Fidel (Julie Gravas, FR, 2006, com, 99’)
13/7 (ter) às 19h30: A culpa é do Fidel (Julie Gravas, FR, 2006, com, 99’)
Na Paris dos anos 70, a vida tranqüila e confortável da menina Anna, de 9 anos, sofre uma transformação radical quando seu tio comunista é preso e seus pais aderem às causas de esquerda. Mas as ideias de seus avós, das freiras do colégio católico onde estuda e de sua babá cubana contrastam com a nova vida proposta por seus pais.
14/7 (qua) às 19h30: A cor do paraíso (Majid Majidi, IRÃ, 1999, dra, 90’).
A Cor do Paraíso narra a história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Uma perspectiva sensível e comovente sobre o Irã.14/7 (qua) às 19h30: A cor do paraíso (Majid Majidi, IRÃ, 1999, dra, 90’).
0 opinaram