Ciclo de Cinema Italiano na Unicamp: Bertolucci

Postado por Thaiza segunda-feira, 16 de agosto de 2010

É bonito ver pessoas amantes do cinema organizando-se para o mais simples dos prazeres: ver um filme na tela e trocar idéia sobre ele. E assim acontece o cineclube. Na quinta-feira passada, nasceu um no IFCH. De estréia, os organizadores Rafael e Murilo, ousaram passar 1900, de Bernardo Bertolucci. A ousadia é que o filme tem quase 6 horas! Mas tão intensas que não te permitem cochilar, quizás nem piscar os olhos!

"(...)a abordagem de um macrocosmo histórico, social e político através do viés de um microcosmo, que contém, em si, todas as características desse macrocosmo. É um formato que consegue um envolvimento muito maior, abordando a História de um jeito muito menos distante: é como se ela tivesse presente em cada ação dos personagens, em cada cena que se segue, e nos olhos de cada um que assiste"
(Do blog do Murilo, visite!) 

O semestre todo será dedicado ao cine italiano, sempre as quintas-feiras, às 18h, na sala IH05. Prédio do IFCH, ao lado da cantina. Grátis!

Nesse mês, mais dois do Bertolucci:

19/8- Antes da Revolução (Prima della Rivoluzione, 1964, 107')
"Parma, 1964. Fabrizio, um jovem de 22 anos, passa por uma fase de indecisão política e afetiva. Apesar de renegar a burguesia, não se sente à vontade no movimento revolucionário, pois se considera à frente das ideologias da esquerda. Ao mesmo tempo, vive um amor conturbado com sua tia."

26/8- O Conformista (Il Conformista, 1970, 115')
"Em 1938, em Roma, Marcello acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e flerta com uma bela jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Marcello resolve viajar a Paris em sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país."


Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora