Cinema: Meia-Curtas: Brasil Indígena

Postado por Thaiza terça-feira, 31 de agosto de 2010

O mês é dedicado ao cinema indígena. Todo domingo, meio-dia, no Sesc Campinas. Grátis!

5/9
Cidadão Jatobá (Maria Luiza Aboim, MT, 1987, doc, 14’) 
"Um grupo de índios jovens de diferentes etnias do Parque Nacional do Xingu aprende a construir a tradicional canoa feita da casca do jatobá. Devido às limitações do parque, esse tipo de canoa de rápido feitio, que servia principalmente para a exploração das redondezas, deixou de ser usada e só os mais velhos da aldeia ainda sabem construí-la."

Jornada Kamayurá (Heinz Forthmann, RJ, 1966, doc, 11’)
"No Alto Xingu, próximo à Lagoa de Ipaivu, vivem os índios da tribo Kamayurá. Pela manhã, os homens vão à caça, as meninas colhem frutos e os meninos pegam gafanhotos. À tarde, os homens dedicam-se à cultura do algodão, observados pelos meninos. As mulheres reservam a maior parte do tempo aos cuidados da família. Ao entardecer trocam impressões sobre o dia. À noitinha tocam flauta, cantam e dançam. Um dia na vida cordial e bem-humorada dos Kamayurá."

 
12/9: Ãgtus (Tânia Anaya, MG-DF, 2005, exp, 22´).
"A etnia Maxakali habita o Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Donos de um notável refinamento plástico e sonoro, os maxakalis vivem sob uma sombra de miséria amplamente divulgada pela mídia. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza dos grafismos, da língua e da vida cotidiana. Ãgtux significa “contar histórias”."



19/9- Bubula, o cara vermelha (Luiz Eduardo Jorge, GO, 1999, doc, 29’).
"A trajetória documental do cineasta e fotógrafo Jesco von Puttkamer, em que ele revisita sua obra cinematográfica construída no decorrer de quatro décadas com grupos indígenas da Amazônia brasileira."
 26/9- Mato Eles? (Sérgio Bianchi, PR, 1983, doc, 34’).
"A Funai é um orgão de proteção indígena ou uma indústria de extração de madeira? O último índio da tribo Xetá deve ser tombado pelo patrimônio histórico? Você é a favor de que o extermínio indígena no Brasil seja imediato (vala comum) ou gradativo? É melhor negócio comprar a terra indígena e retirar a madeira, ou denunciar quem faz isso?"



Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora