Ato Público pela Cultura + Entrega de Dossiês + Terceiro Manifesto

Postado por Thaiza sábado, 27 de novembro de 2010

As críticas à política cultural da cidade de Campinas não são poucas: verbas liberadas para fins culturais que não foram entregues, descaso com os espaços culturais e públicos da cidade que estão praticamente abandonados, rumores de desocupação de espaços públicos para fins administrativos e por aí vai. 

Em meio a isso, se uniram ao Movimento Levante Cultura, o Movimento MIS no Palácio, Coletivo Ajuntaê e o Coletivo de Comunicadores Populares por um TERCEIRO MANIFESTO, a ser entregue e lido na Câmara dos Vereadores, juntamente com os dossiês (Levante Cultura, MIS e Pontos de Cultura), para  cobrar providencias do Poder Legislativo sobre a situação cultural de nossa cidade, junto ao Ato Cultural. 

Quarta-feira (01/12)
Concentração às 17h30 na Sanasa, perto da Câmara (Av. Saudade, 1004 - Ponte Preta, Campinas)

"Precisamos de gente (MUITA GENTE), de apitos, de presença, de vontade, de instrumentos (pequenos), de artistas e espectadores!!! Todos de roupas brancas!"

Pra quem mora em Barão Geraldo: o pessoal vai se encontrar no posto de gasolina ao lado do terminal de ônibus para dividir as caronas, às 17h00 em ponto.

A preparação do Ato será na terça (30/11) às 20h no Espaço Tugudum (Rua Maestro Francisco Manoel da Silva, 690 – Sta. Genebra). Colabore levando tinta, pincel, cabo de vassoura.

Foto tirada na Chapada dos Guimarães, por Tico. Achei que veio a calhar :)
Pra saber mais: 

"Diversos movimentos, pessoas e coletivos unem-se para o 3º Ato Público para a melhoria da política pública cultural da cidade de Campinas. O objetivo desse Ato é protocolar 3 dossiês na Câmara Municipal, para que os vereadores de Campinas tenham conhecimento das irregularidades que vêm ocorrendo na atual gestão da Secretaria de Cultura, e principalmente para que investiguem e tomem as providências necessárias para sanar essas iregularidades. Concomitantemente uma cópia dos dossiês será encaminhada ao Ministério da Cultura.

Estes documentos têm como finalidade revelar o total desrespeito da atual gestão para com a produção artística realizada no município, revelando um profundo desrespeito à classe artística e cultural e à população campineira. Eis alguns exemplos: total descaso em relação aos equipamentos públicos, uma vez que a maioria se encontra em situação de abandono ou em lentíssimo processo de recuperação (entretanto, somas vultosas para as reformas infindáveis continuam sendo requisitadas e gastas), ou ainda sendo substituídos por espaços administrativos; artistas que há anos trabalharam para a Prefeitura não receberam o pagamento até hoje; cobranças e burocratização para o uso dos espaços públicos em realizações artísticas e culturais; o Forum de Cultura de Campinas vem se mostrando altamente despreparado para se debater sobre as questões culturais do município, a começar que quer tornar-se um órgão privado; sobre os Pontos de Cultura, o Tribunal de Contas do Estado está promovendo uma auditoria do Convênio 051 entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Campinas, pois as irregularidades da Prefeitura como administradora do convênio são muito grandes e evidentes.

Não pode-se deixar que estas e outras inúmeras irregularidades, geradas pela incapacidade de gestão da atual Secretaria de Cultura de Campinas, continue acontecendo sem as devidas investigações.

Assim, pede-se a colaboração de todos vocês através da divulgação e da presença neste Ato Público. Vamos recorrer ao legislativo, já que, legalmente, é o órgão representante dos cidadãos; no entanto, sem um número grande de pessoas, com certeza não seremos ouvidos por ninguém.

MOVIMENTO LEVANTE CULTURA
MIS NO PALÁCIO
APOIAM ESSE ATO: COLETIVO DE COMUNICADORES POPULARES, AJUNTAÊ."

Bookmark and Share


3 opinaram

  1. roberto cunha comentou:
  2. Olá! Estou pegando o bonde andando.

    O terceiro manifesto ("a ser entregue e lido na reunião da Câmara dos Vereadores") é este reproduzido neste post ou é um outro documento?

    Os três dossiês estão disponíveis em algum lugar pra gente ler?

    Não reparem o desconhecimento total do assunto. Pegando o bonde andando, como já disse.

     
  3. Thaiza comentou:
  4. Oi Roberto! Foi mal, eu que espirrei as informações e acabei não contextualizando muito bem. Valeu por perguntar!

    Vamos lá, pra entender melhor o Levante Cultura: http://www.levantecultura.blogger.com.br/

    Eles já fizeram 2 manifestos anteriores e atos culturais, estão aqui:
    http://cultcps.blogspot.com/2009/09/manifesto-levante-cultura.html
    http://cultcps.blogspot.com/2010/03/ii-manifesto-do-levante-cultura.html

    O que está nessa postagem é só um resumo. Assim que tiver o III Manifesto, publico aqui.

    Os dossiês oficiais do Levante e Pontos de Cultura não tenho. Vou investigar.
    O do MIS, parte dele está aqui:
    http://miscampinas.com.br/materia_54-dossie_da_situacao_do_mis_campinas.htm

    Espero ter esclarecido, se não, acena da janelinha do bonde e perguntaí! :)

    Abraço,
    Thaiza

     
  5. roberto comentou:
  6. Valeu, Thaiza. Estou googlando essa parada aqui também pra ver se acho algo. Inté!

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora