Consciência Negra no SESC

Postado por Thiago sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comemorando o dia 20 de novembro, o SESC promove uma intensa programação cultural: "A data, marcada pela luta e resistência, vem gradativamente suplantando o 13 de maio, data que escamoteia a dinâmica social colonial brasileira através de uma suposta "generosidade" da elite do fim do Império. Para celebrar a data, o SESC Campinas reúne diferentes linguagens da cultura popular afrobrasileira que fazem parte de nossa identidade".

16 e 23/nov - 19h30min às 21h30min - Roda de Leituras - grátis!
"Encontros abertos para leitura e discussão de textos literários. No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, as jornalistas Paola Prandini e Cinthia Gomes, do site Afroeducação, abordam autores negros consagrados da Literatura brasileira e Carolina Maria de Jesus, mulher negra e ex-favelada, autora do diário “Quarto de Despejo”, que foi traduzido para 13 idiomas. Dia 16 - Revisitando os clássicos: de Cruz e Souza à Carolina de Jesus Prosa e poesia produzida por autores que tratam da temática negra de diferentes formas, seja pela presença ou ausência desses personagens nos textos. Fragmentos selecionados de Carolina Maria de Jesus, Machado de Assis, Lima Barreto, Cruz e Souza e Solano Trindade. Dia 23 - A obra de Carolina Utilização de trechos de livros de Carolina Maria de Jesus para compreender a magnitude e a importância de sua obra para a Literatura Brasileira e para os dias atuais. Fragmentos selecionados dos livros publicados pela autora: Quarto de Despejo (1960), Casa de alvenaria (1961), Provérbios e Pedaços da fome (1963) e Diário de Bitita (publicação póstuma, realizada em 1982, pela editora francesa A. M. Métailié). Sala de Atividades 1".

18/nov - 20h - Carolina - Grátis!
"(Jefferson De, Brasil, 2003, 15’) Brasil, final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco, ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 idiomas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas. Após a exibição do curta, acontece um bate papo sobre “cinema negro” com Jefferson De, diretor premiado pelo filme Bróder (estréia prevista para novembro de 2010) e autor do livro Dogma Feijoada. Teatro SESC Campinas. Grátis. Retirar ingresso com 1h de antecedência".

20/nov - 16h - Folias e Congos - Grátis!
"Inimar dos Reis apresenta o espetáculo Folias e Congos com proposta de difundir a cultura afrobrasileira a partir de sua pesquisa pessoal, de vivências e experiências diretas com as manifestações populares e seus mestres. O espetáculo traz uma leitura cênica e musical destas experiências retratando nossas tradições. Espaço Arena".

20/nov - 14h às 18h - Oficina de Biojóias - $20 (inteira)
"Nesta oficina, os participantes criarão colares e braceletes em estilo afro, confeccionados com materiais diversificados como sementes, fibras de rami, bambu, conchas, argolas entre outros. Sala de atividades 1. 20 vagas".

20 e 21/nov - 10h às 13h30min - Oficina de Lundu - $8 (inteira)
"Dança popular brasileira, originária de manifestações musicais trazidas pelos africanos da região de Angola e Congo. A oficina apresentará aos participantes um pouco do universo do Lundu Colonial como dança, contextualização histórica e música. Espaço Arena. 30 vagas".

21/nov - 16h - A Quatro Vozes - Grátis!
"O grupo vocal formado por Dora, Jurema, Jussara e Thatiana apresenta o show Sons Negros, valorizando e resgatando as influências da cultura negra na música popular nacional. Convivência".

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora