A ciclofaixa é cultura

Postado por Anônimo sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


A notícia da ciclofaixa têm implicações que vão além do exercício matinal de domingo. A idéia que na aparência foi copiada de Sampa (nada contra, o que é bom tem que ser multiplicado) tem na nossa cidade uma cara diferente. Lá, ela liga os parques. Aqui faz a conexão Bosque-Taquaral mas começa no centro da cidade. Isso, é bom para a cultura por algumas razões.


Cultura de compartilhamento. Quem quer andar de bicicleta pela cidade sofre. Tente pegar qualquer grande avenida (Amoreiras, João Jorge, Norte Sul ou qualquer outra) e sofra. Nós não temos uma cultura de compartilhamento da rua e precisamos que isso seja cultivado. Vai ser um colateral positivo e demorado, mas muito importante.

Trazer gente para o centro é sempre bom. Campinas tem vários pólos regionais e bairros "semi-auto-suficientes" mas ninguém ainda pode deixar de ir ao centro. E nem deve. Para quem olha com carinho o centro guarda grandes surpresas - coisas que prá mó di vê, o cristão tem que andar a pé (ou de bicicleta). Fomentar o acesso (alternativo) ao centro vai ajudar a manter o espaço vivo durante o domingo e quem sabe, fomentar novas atividades em outros dias da semana (quem sabe não acontece ciclismo oficial a noite, eventualmente?).

Ligar os parques. Bicicleta é só no Taquaral. Agora o povo pode ocupar outros espaços para andar de bicicleta e sair de casa no final de semana (com a família, inclusive). Unir o Bosque (nosso tão singelo mas tão bonito espaço de Mata) com o Taquaral descentraliza e acrescenta, mesmo que pouco, aos espaços onde podemos praticar atividades coletivas.

A ciclofaixa começa neste domingo, das 7:00-13:00. Veja mais informações na prefeitura.

A prefeitura diz que mais vias virão. Amem.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora