Cine MIS > Ciclo Animação: Linklater + Ari Folman + Curtas Campineiros

Postado por Thaiza segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"- Quanto tempo levou para aparecerem nos seus sonhos?
- Vinte anos.
- Você tentou alguma coisa?
- O quê, por exemplo?
- Terapia, um psiquiatra, shiatsu. Qualquer coisa.
- Não, nada. Liguei pra você.
- Eu sou só um cineasta.
- Filmes não são terapêuticos?"


(de Valsa com Bashir)

A saga de filmes de animação do MIS se encerra essa semana, com dois longas animados, vale ressaltar, nada infantis. O primeiro é O Homem Duplo, de Richard Linklater, diretor dos românticos-singelos-filosóficos Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol e da animação Waking Life, feito com a mesma técnica de animação, a rotoscopia.

O segundo é o israelense Valsa com Bashir, de Ari Folman, uma das animações mais fantásticas que já vi e capsiosa, pois é também documentário, baseado nas memórias de guerra do Líbano. O filme coloca em cheque a concepção de que documentário é meramente a imagem do real e, se tratando de sonhos, pesadelos e lembranças, nada melhor que o universo da animação pra dar vida ao imaterial. É juntar goiabada com queijo, um casamento bem sucedido entre técnica e conteúdo. 

Além disso serão exibidos dois curtas do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que desde 1975 produz filmes animados, autorais e em oficinas com crianças e jovens pelo Brasil.

Grátis e com debates depois das exibições!

+ Info

Ciclo Filmes de Animação (Curadoria: Thaiza Pedroso)

28/01 (sex) às 19h: 
Curta Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: Cello
Longa O Homem Duplo (A Scanner Darkly, Richard Linklater, 2005, EUA, 100')
Roteiro: Richard Linklater, baseado em romance de Philip K. Dick
Elenco: Keanu Reeves, Winona Ryder, Mitch Baker, Melody Chase, Dameon Clarke
Sinopse: Este é o 2º filme em que o diretor Richard Linklater utiliza a técnica da rotoscopia digital, em que as cenas são rodadas com atores e posteriormente são recobertas por animação gráfica. O anterior foi Waking Life (2001). “O Homem Duplo” é uma história que pode se aproximar da percepção de realidade dos usuários de drogas e a opção pela rotoscopia acentua um certo aspecto onírico. Situado em um mundo futurista, no qual os EUA definitivamente perderam a guerra contra as drogas, um policial disfarçado (voz de Keanu Reeves) é um dos muitos agentes viciados na popular Substância D que, dentre muitas outras coisas, causa dupla personalidade nos usuários. Assim, Fred também desenvolve a personalidade de Bob, um notório traficante de drogas. Resta saber o que pode acontecer quando Fred resolve capturar Bob.


29/01 (sáb) às 16h:
Curta Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: Mulher Volátil (2002)
Longa Valsa com Bashir (Waltz with Bashir, Ari Folman, 2008, Isr, Ale, Fra, EUA, Hol, Finl, Suí, Bélg, Aust, 90')
Sinopse: Em uma noite num bar, um velho amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho que tem repetidamente no qual ele é perseguido por 26 cães ferozes. Toda noite o mesmo número de feras. Os dois homens concluem que existe uma ligação entre o sonho e sua missão no exército de Israel na primeira Guerra no Líbano no início dos anos oitenta. Ari Folman se surpreende por não conseguir lembrar de mais nada sobre aquele período de sua vida. Intrigado por esse mistério, ele decide encontrar e entrevistar seus velhos amigos e companheiros espalhados pelo mundo. Documentário em animação vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

MIS: Palácio dos Azulejos, Rua Regente Feijó, 859- Centro, Campinas

Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora