Mostra de Jazz no SESC

Postado por Thiago terça-feira, 10 de maio de 2011

Fantástica mostra que acontece no SESC este mês. Shows internacionais por $8 não acontecem toda hora!

18/maio - 20h - Traditional Jazz Band - $8
Criada em 1964, a Traditional Jazz Band (TJB) é atualmente formada por Alcides “Cidão” Lima (bateria e washboard), Edo Callia (piano), Carlos Chaim (contrabaixo), Austin Roberts (trompete), William Anderson (trombone), Eduardo “Dudu” Bugni (guitarra e banjo) e Marcos Mônaco (sax e clarinete). O grupo interpreta repertório de jazz antigo em formação que remete aos tempos do Swing e Bebop. Venda de ingressos antecipada.

19/maio - 20h - Grupo Café Forte - $8
O grupo tem a formação dos quintetos de jazz do hard bop norte americano, com Rafael dos Santos (piano), Marcos Souza (contrabaixo), Pepa D’Elia (bateria), Daniel Alcântara (trompete) e Vitor Alcântara (saxofone). A improvisação nos moldes jazzísticos ocupa um espaço importante na performance e é bastante valorizada na atuação do grupo. O repertório inclui transcrições de músicas das décadas de 60 e 70, consideradas como samba-jazz, adaptações de canções de outros estilos e períodos da música brasileira (tais como o baião e a bossa-nova), além de composições originais. O grupo apresenta, ainda, composições de Johnny Alf, Tenório Jr., Dom Salvador , J.T.Meirelles, Valzinho, Dolores Duran e Tom Jobim, entre outros.

20/maio - 20h - Blazin’ Quartet (HOL) - $8
O grupo realiza uma mistura eclética que conduz o público por suas variadas referências, promovendo o encontro entre a cultura bálcã de Mihail and Srdjan, escandinava de Michael e seu gosto pela linguagem jazzística. A ausência de instrumento de acorde em sua formação abre espaço para incursões eletrônicas e loops. Blazin’ Quartet vem ao Brasil apresentar o repertório de seu primeiro cd, “Finding A Way”, e do novo trabalho (gravado com o guitarrista e vocalista iugoslavo Rambo Amadeus), que deve ser lançado ainda este ano. O quarteto holandês foi revelado ao público em festivais e competições, como Dutch Jazz Competition, Holland Casino Jazz&Pop Award, North Sea Jazz Festival 2008, Jazz-A-Palooza, Novi Sad Jazz Festival (Sérvia). Com Joao Driesse (T.Sax, EWI), Michael Rörby (trombone), Mihail Ivanov (baixo), Srdjan Ivanovix (bateria, percissão e loops).

22/maio - 16h30min - Johnson County Landmark (Iowa – EUA) - $8
Johnson County Landmark (JCL) é uma orquestra de jazz, sob a direção de John Rapson, dedicada à execução de composições originais de mestres do jazz, do passado e do presente. Seus programas incluem a música de Duke Ellington, Billy Strayhorn, Tadd Dameron, Thad Jones e Charles Mingus, bem como a atual estrela Maria Schneider e John Hollenbeck. JCL tem seis CDs gravados desde 1995, e o seu álbum mais recente, “Sonhos de Pangéia” foi lançado pelo selo Southport Records. Professor de música na Universidade de Iowa (EUA) desde 1993, John Rapson é compositor e trombonista e já gravou 21 álbuns. Sua obra mistura elementos étnicos e experimentais com as formas mais convencionais do jazz. Área de Convivência.

Oficina:

19 a 21/maio - 14h às 17h - Oficina de Improvisação - $20
A oficina pretende fornecer conceitos, elementos e ferramentas fundamentais para a improvisação no jazz através da prática em grupo. Pré-requisitos: conhecimento de teoria musical básica, incluindo tríades, construção de escalas maiores e menores e intervalos, capacidade de tocar escalas e arpejos no instrumento. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 20 vagas (2 pianos, 2 guitarras, 2 contrabaixos, 2 baterias, 12 sopros). Com Rafael dos Santos, pianista, arranjador, compositor e regente, desenvolve uma intensa atividade como músico popular. É professor do Departamento de Música da Unicamp há mais de 20 anos, e foi um dos fundadores do Curso de Música Popular, no qual ensina até hoje. Formou-se e lecionou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, São Paulo, e posteriormente estudou e tocou por vários anos em Londres e nos Estados Unidos. Sala de Múltiplo Uso.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora