Mostra 'Tem Cena em Campinas' - Boa Companhia (teatro)

Postado por Carla sábado, 3 de setembro de 2011

Quem tá acompanhando vê que vale a pena ir prestigiar (e nós fomos!). A Mostra está trazendo teatro pra todos os gostos e afetos, e esses dois primeiros foi só o começo. Vale comentar que o mais bonito tá sendo ver o Centro de Convivência cheio, lotado! Ahn, tem teatro pro feriado!
O Kavka - Agarrado num Traço de Lápis do Lume Teatro foi um espetáculo muito trabalhado. Da visão de espectadora toda sua estética parecia pensada em mínimos detalhes, em uma sincronia de cenário-luz-ator, quase uma fusão. E mostra aquilo que já pude presenciar em outros trabalhos do Lume: o trabalho de corpo dos atores  (no caso o ator, no caso Ricardo Puccetti) é um espetáculo a parte. Sem falar no texto, denso, reflexivo e provocante, escancarando aquilo que em muitos momentos angustia os escritores - transpor alma em palavras. 
Já o Hay Amor do grupo Os Geraldos veio com uma tônica diferente, discutindo o amor entre casal e as várias formas de apropriação na vida, no dia-a-dia. O espetáculo em si vem com uma proposta menos densa como o Kavka, se aproximando mais de uma linguagem 'popularesca' de acordo com sua proposta de discutir o amor cotidiano. Com um palco simples e bons atores, o grupo se desdobrou em diversas 'gags' pra mostrar o dia-a-dia desse sentimento que está tão fácil de ser pronunciado como uma música de Roberto Carlos. Também um ótimo espetáculo que só mostrou o quanto Campinas tem cena teatral!!! 

E ainda tem mais:

Entre 17 de agosto e 12 de outubro, o Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em Campinas, recebe espetáculos de grupos de teatro do Distrito de Barão Geraldo, integrantes do movimento Levante Cultura.
Estes grupos também integram o Movimento Levante Cultura – Movimento Apartidário pela transformação da Política Cultural em Campinas - juntamente de outras companhias de dança, música, circo e cinema.

Programação TEM CENA EM CAMPINAS
Faixa etária: livre
LOCAL: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes (Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, 3232-4168)
INGRESSOS: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)


Boa Companhia (06 e 07 de setembro, terça e quarta, às 20h30)
Primus” (adulto)
Direção: Verônica Fabrini / Com Alexandre Caetano, Daves Otani, Eduardo Osório e Moacir Ferraz
Baseado no conto “Comunicado a uma Academia”, de Franz Kafka, “Primus” busca refletir sobre o gigantesco percurso da evolução humana. Conta a trajetória de um macaco que, para garantir seu lugar ao sol, aprende a ser homem e torna-se um pop star do show bizz.
Faixa etária: 12 anos
(foto: divulgação - site Boa Companhia)


(e os próximo espetáculos - lembraremos mais perto)
ParaladosanjoS (15 de setembro, quinta, às 20h30)
Direção: Adelvane Néia / Com Marcos Becker
Concepção e interpretação musical ao vivo: Mauro Braga
Inspirado no “Elogio da Loucura”, de Erasmo de Rotterdam. Um dia na vida de um homem enclausurado em seu mundo, que usa o tempo para a criação de seus pássaros de papel. Através de multifacetadas manifestações de seu caráter, inventa paisagens em que expressa um sopro de vida pulsante.
Faixa etária: Para maiores de 12 anos


ParaladosanjoS (Dia 16 de setembro, sexta, às 16h)
Tchu-Tchu-Tchu” (infantil)
Direção: ParaladosanjoS
Com Brisa Vieira, Halex Farlys, Marcos Becker, Marília Ennes e Mauro Braga.
Dois casais banhistas são surpreendidos por um tubarão terrível, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio. Os casais fazem de tudo para se salvar, encontrando segurança em tecidos aeroacrobáticos. Até que o perigo passe, eles permanecem no ar, protagonizando uma trama de amor e aventura.
Faixa etária: livre





Objetivos da mostra
Tem Cena em Campinas tem como objetivos ocupar um espaço público de modo transparente; levar espetáculos de qualidade para a população campineira; e acompanhar de perto o andamento das reformas e melhorias nos teatros da cidade. Os grupos decidiram ocupar o teatro do Centro de Convivência mesmo este estando ainda em condições desfavoráveis aos artistas e ao público, que vão desde problemas técnicos e falta de equipamentos a estruturas inadequadas. O Movimento Levante cultura entende que, somente acompanhando muito de perto a situação da cultura, é possível denunciar, cobrar providências e estabelecer diálogo com os órgãos públicos competentes.

Campinas concentra parte significativa da produção artística e cultural do Brasil. Somente no Distrito de Barão Geraldo são mais de 30 grupos profissionais de artes, que viajam por todo o Brasil e para o Exterior. Apesar de premiadas e reconhecidas nacional e internacionalmente, muitas destas companhias encontram dificuldades para se apresentar na própria cidade. Este edital possibilita à população de Campinas conhecer o que ela pode receber caso haja políticas municipais que deem condições de trabalho a todos os artistas.


(texto do site do LUME Teatro)

|

1 Responses to Mostra 'Tem Cena em Campinas' - Boa Companhia (teatro)

  1. Thaiza comentou:
  2. O teatro cheio foi coisa linda de ver! O que reafirma que tem cena em Campinas, mesmo. Interessante também a apropriação do espaço antes mesmo de entrar na sala, com projeções, fotos, intervenções, textos... que mostram as histórias dos grupos e convida o público a se interar sobre a cena cultural da cidade.

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora