Show Especial: Nelson Cavaquinho, com Dona Inah e Quarteto de Cordas Vocais

Postado por Thaiza terça-feira, 18 de outubro de 2011

Comemorando o centenário de nascimento de Nelson Cavaquinho, o SESC Campinas traz uma programação especial. Espia!

"Nelson Antônio da Silva, mais conhecido como Nelson Cavaquinho, nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1911. Influenciado pelo pai e pelo tio, acabou por entrar no mundo da música na sua juventude, quando começou a participar de rodas de choro e acabou por ganhar o apelido pelo qual seria conhecido pelo resto da vida após demonstrar notável maestria do cavaquinho - apelido este que acabou por se tornar obsoleto mais tarde, quando dedica-se a tocar o violão com uma técnica própria, caracterizada por tocar o instrumento somente com dois dedos da mão direita. 


Já adulto, trabalhando como policial, conheceu grandes figuras do samba como Cartola e Carlos Cachaça ao fazer rondas no morro da Mangueira, que acabou tornando-se um de seus redutos favoritos após o trabalho, fato que influenciou a sua produção musical. Acabou por deixar a polícia para se dedicar a uma prolífica carreira musical, com mais de quatrocentas composições de sua autoria e parcerias com grandes nomes do samba, e influenciou nomes variados da música brasileira, como Chico Buarque, Arnaldo Antunes e Paulinho da Viola." 

Dona Inah
Dia 23/10 (dom) às 16h30: Cem Anos de Nelson - Quarteto de Cordas Vocais e Dona Inah
O Quarteto de Cordas Vocais recebe Dona Inah para interpretar e contar histórias em uma viagem pela obra e vida de Nelson Cavaquinho. Área de Convivência. Grátis!

Ouça Dona Inah no Myspace.

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora