[Música] Orquestra Sinfônica de Campinas e convidados no fim de semana

Postado por Carla sexta-feira, 25 de novembro de 2011



Orquestra Sinfônica de Campinas
apresenta o fagotista Fábio Cury, sob a batuta do maestro carioca André Cardoso no sábado (26) às 20h e domingo (27) às 11h no Centro de Convivência.
No repertório, obras de Mozart, Guerra-Peixe e Dvorák; apresentações neste final de semana,

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e  R$ 10,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)

Um instrumento diferente e um solista popular no cenário erudito.  A Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta o fagote e seu intérprete, o músico Fábio Cury, um dos mais conhecidos da atualidade, nos concertos deste final de semana (sábado, às 20h; domingo, às 11h), no Teatro do Centro de Convivência Cultural.

Sob a regência do maestro carioca André Cardoso, a Sinfônica interpreta o Concerto para Fagote, de Wofgang Amadeus Mozart (1756-1791), Sugestões de Coral e Dança, de César Guerra-Peixe (1914-1993) e a Sinfonia nº 8, de Antonín Dvorák (1841-1904).



O solista - Fábio Cury
O solista Fábio Cury graduou-se em fagote na Unicamp, sob a orientação de Paulo Justi e, na condição de bolsista do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão, integrou até 1994 a classe de solistas do Professor Klaus Thunemann, na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover.
Recebeu o título de Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, em 1999, e cursa atualmente o Doutorado em Música na Universidade de São Paulo.
Fábio Cury - divulgação
Foi premiado em inúmeros concursos brasileiros, entre eles, em 1987, o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o VIII Prêmio Eldorado de Música, em 1995. Em 2009, tendo sido contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, registrou para o selo Clássicos o CD Velhas e novas cirandas: música brasileira para fagote e orquestra, interpretando obras inéditas à frente da Amazonas Filarmônica.
Atualmente divide seu tempo entre a atividade pedagógica e acadêmica, como professor da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade Cantareira, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e do Conservatório de Tatuí. É integrante da a Camerata Aberta, do grupo de música contemporânea da Emesp e da Orquestra Sinfônica Municipal.


O maestro - André Cardoso
Violista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, André Cardoso foi durante sete anos maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre as diversas produções que dirigiu destacam-se os ballets “Copélia”, “Gisele”, “Le Sylphide”, “La fille mal gardée” e “Lago dos Cisnes”, além de inúmeros concertos sinfônicos.
Como pesquisador dedica-se à música brasileira dos séculos 18 e 19. É autor de uma série de artigos em importantes periódicos nacionais. Seu livro, “A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro” venceu o II Concurso Nacional José Maria Neves de Monografias, e foi publicado pela Academia Brasileira de Música em 2005. Em 2008 lançou “A música na Corte de D. João VI” pela editora Martins Fontes que foi considerado um dos destaques editoriais do ano pelo jornal “O Estado de São Paulo”.
Atualmente, André Cardoso é diretor da Escola de Música da UFRJ, onde também atua como professor de regência e prática de orquestra, além de diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica da UFRJ. É titular da cadeira no. 26 da Academia Brasileira de Música.

       
As obras
O concerto de Mozart para fagote foi escrito em 1774 na sua cidade natal, Salzburgo, em um período anterior às longas viagens de estudos e experimentos que realizou pela Europa.
Esta foi seu primeiro concerto para instrumento de sopro e acredita-se que tenha escrito outros três para fagote, mas estes nunca foram localizados. Foi dedicado ao Barão Thaddaeus von Duernitz, músico amador de Munique, para quem também escreveu posteriormente a Sonata em Ré Maior , K284 (1775), os outros três concertos desaparecidos para fagote e uma sonata para o mesmo instrumento.
O compositor Guerra-Peixe foi um dos fundadores do Grupo Música Viva, que abandonou em 1949, por ocasião de uma viagem a Recife, onde assistiu à diversas apresentações folclóricas. Ficou tão impressionado com o maracatu, que, finalmente, decidiu abandonar definitivamente o dodecafônismo, voltando ao nacionalismo musical.
A composição Sugestões de Coral e Dança pertence à fase nacionalista do compositor e foi apresentada em setembro de 1972.  A obra foi dedicada a um grupo amador, a Orquestra Sinfônica da Guanabara, que na época deveria contar com um bom efetivo, já que a orquestração prevê flauta, oboé, fagote, quatro trompas, três, trompetes, três trombones, tímpanos, percussão e cordas.
Guerra-Peixe é autor de obra vasta, abrangendo praticamente todos os gêneros musicais. Compôs duas sinfonias, uma das quais dodecafônica. Compôs ainda duas suítes sinfônicas, numerosas peças de música de câmara (Noneto, Trio 1945, Quarteto 1947), três peças para violão (Ponteio, Acalanto e Choro) além de obras para flauta, violino, fagote, piano, entre outras.
A Sinfonia nº8, do tcheco Antonín Dvorák, teve sua estréia em 1890 sob a regência do compositor. Uma das características da obra é a tonalidade de sol maior, pouco usual nas sinfonias românticas, e a alternância do modo maior e o modo menor. Para o biógrafo de Dvorák, Kretschmar, a Sinfonia n° 8 é um poema lírico que canta a beleza de seu país, mais importante pelo seu espírito do que pela sua forma.




Programa:

CÉSAR GUERRA-PEIXE
Sugestões de Coral e Dança
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Concerto para fagote em Bb Maior , KV191/186e
ANTONIN DVORAK
Sinfonia Nº8


Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes (Praça Imprensa Fluminense, s/n - Cambuí - Campinas / SP)
Bilheteria: 16h às 21h (quarta a sábado); domingo, a partir das 10h . Telefone: (19) 3232-4168

(material divulgação)

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