[Show] Quinteto Dona Zaíra faz homenagem a Gonzagão na Casa São Jorge

Postado por Thaiza segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Em comemoração aos 99 anos de nascimento, o Quinteto Dona Zaíra faz show especial a Gonzagão na Casa São Jorge.

O grupo esta para lançar seu novo trabalho no começo de janeiro de 2012, chamado "Tome Forró" É o segundo disco da carreira, e conta com participação especial de Hermeto Pascoal e Dominguinhos.

"Forró com pitadas de maracatu, samba, choro, jazz e toda boa música, mas sem perder o sentimento matuto do ritmo nordestino. Esse é o Quinteto Dona Zaíra. Mas, vez em quando, perguntam: "O que cinco jovens paulistas fazem tocando um ritmo com origens tão distantes da sua realidade?" E a resposta está na ponta da língua! Não podemos esquecer que os integrantes desse grupo são nascidos e criados no interior paulista, e o contato com a figura do caipira - o sertanejo do sudeste - e sua música, foi muito forte para todos. E podemos dizer com certeza que o forró está para o sertanejo do norte assim como a música sertaneja raiz está para o caipira. Assim, traçamos um paralelo entre esses dois gêneros, e percebemos que não são realidades tão diferentes. Ambos, através de sua música, desabafam, contam suas histórias de amor e dão tons irreverentes a suas vivências, usando certa "malícia inocente", mas sem cair no mau gosto ou escracho que, infelizmente, percebemos em algumas adaptações modernas desses estilos.

Mais do que fazer música no sentido literal da palavra, os paulistas exploram a importância histórica do forró. A própria mistura de ritmos que norteia o trabalho do grupo é, na verdade, uma releitura do nascimento desse gênero. Dominguinhos, o herdeiro musical de Luiz Gonzaga, já disse que as festas de forró primeiramente eram chamadas de "samba" (Programa Ensaio - TV Cultura, 1990), Citações como essa e outros registros mostram que a origem do forró pé-de-serra está atrelada a outros ritmos brasileiros. É aí que o Quinteto entra, para mostrar que a genuína arte brasileira está mais viva do que nunca, que ela tem qualidade e merece atenção."

Pra aquecer, confira o making of do novo disco, com presença do Dominguinhos:

Terça (13/12), a casa abre às 19h. Entrada: até às 21h R$7. Depois, R$10

 Av. Santa Isabel, 655- Barão Geraldo- Campinas 

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora