[Cineclube MIS] Ciclo comédia: de Keaton a Jarmusch e mais!

Postado por Thaiza quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O mês na telinha do MIS (Museu da Imagem e do Som de Campinas) é dedicado a comédia. Se engana aquele que associa de imediato o gênero ao pastelão. O ciclo segue o mesmo propósito do de animação de janeiro do ano passado: pincelar o panorama abrangente do gênero, envolvendo diferentes épocas, estilos e nacionalidades. 

Pra começar, a tríade clássica: Keaton, Chaplin e Jacques Tati. Depois, o diretor nada fácil: Godard com Uma mulher é uma mulher. Aí vem  o herói sem nenhum caráter da literatura brasileira dar o ar da graça: Macunaína, interpretado por Grande Otelo e Paulo José. Ainda tem Woody Allen, Monty Python e Jim Jarmusch.  

A curadoria, é por nosso conta, com um toque especial do Tiago. Janeiro, toda sexta às 19h e sábado às 16h. Grátis e com debates! 

Nessa sexta teremos Buster Keaton, conhecido também como o homem da comédia que  nunca ri, pois atuava sempre mantendo uma expressão séria (vide imagem), através de gags, deixando a montagem cinematográfica e o expectador atribuir um sentido e interpretação a sua cara de pedra.  

Keaton e sua cara de pedra

6/1 (sex) às 19h: Seven Chances (EUA, 1925, 60')
Passando por muitas dificuldades financeiras, Jimmie fica sabendo que seu avô lhe deixou uma herança de sete milhões de dólares. Mas, para receber o dinheiro, ele terá que se casar até as 19h do dia do seu 27º aniversário.



No sábado, é a vez de Chaplin e suas sátiras críticas da sociedade e dos problemas da época:

7/1 (sáb) às 16h: O Grande Ditador (1940, EUA, 128')
Foi lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin também. Na ocasião de seu lançamento, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial.

O ciclo continua com:

13/1- Meu Tio (Jacques Tati)
14/1- Uma Mulher é uma Mulher (Godard)
20/1- Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade)
21/1- A Última Noite de Boris Grushenko (Woody Allen)
27/1- Monty Python- Em Busca do Cálice Sagrado (Terry Gillan e Terry Jones)
28/1- Sobre Cafés e Cigarros (Jim Jarmusch)

MIS- Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859. Centro- Campinas

1 Responses to [Cineclube MIS] Ciclo comédia: de Keaton a Jarmusch e mais!

  1. Tel comentou:
  2. Bom público para ver Chaplin hoje - boa discussão como sempre - até semana que vem!

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora