[Cinema] Especial Ingmar Bergman e Harun Farocki, na Casa do Lago

Postado por Thaiza domingo, 25 de março de 2012

Essa semana a Casa do Lago exibe filmes do diretor sueco Ingmar Bergman, e inicia o especial Harun Farocki, seguido de debate com o professor doutor Laymert  Garcia (já comentado no nostálgico Cinecps).  Como sempre, grátis! Confira a programação:


26/03 (seg) às 16h e 19h: O ovo da serpente (Bergman, 1977, Ale/EUA, 120’)  
Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg (David Carradine) é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela (Liv Ullmann), sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos.

27/03 (ter) às 16h e 19h: Reconhecer e perseguir (Erkennen und verfolgen/ Harun Farocki, Alemanha, 2003, 58’). Exibição e debate na sessão das 19h com o Prof. Dr. Laymert Garcia dos Santos
Imagens captadas por “armas inteligentes”  que demostram as operações técnicas baseadas em processos calculáveis.
Debatedor:
Laymert Garcia dos Santos (IFCH/Unicamp; CTeMe): Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestre em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1975) e doutor em Ciências da Informação pela Université de Paris VII/Université Denis Diderot (1980), atualmente é professor titular do Depto. de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UNICAMP). Foi Diretor da Fundaçâo Bienal de São Paulo de outubro de 2009 a junho de 2010. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Tecnologia e em Arte Contemporânea.

28/03 (qua) às 16h e 19h: A Paixão de Ana (Bergman, 1970, Suécia, 101’)
Andreas, um homem que sofre pelo fim de um recente casamento e por seu isolamento emocional, fica amigo de um casal que também passa por um momento delicado. É então que ele conhece Anna, que está superando uma tragédia que ocorreu com sua família. Andreas e Anna iniciam um relacionamento, porém para ambos é difícil esquecer o que aconteceu anteriormente em suas vidas. Enquanto isso, a comunidade em que vivem está aterrorizada por vários animais que estão sendo encontrados brutalmente assassinados.

29/03 (qui) às 16h e 19h: Sorrisos de uma noite sem amor (Bergman, 1955, Suécia, 108’)
Na virada do século, durante uma encantadora noite de verão numa casa de campo, um grupo de pessoas vive divertidos encontros e desencontros amorosos. O primeiro filme de sucesso internacional do mestre Bergman.

30/03 (sex) às 16h e 19h: A Hora do Lobo (Bergman, 1968, Suécia, 84’)
Sinopse:Pintor e sua esposa vão morar em uma ilha bastante afastada da sociedade. Lá, em meio a intensos conflitos psicológicos, o casal conhece um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores às suas vidas, levando-os a relembrar fatos passados e questionar a própria lucidez.

O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Unicamp / Rua Érico Veríssimo, 1011, Barão Geraldo - Campinas

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora