[CPFL Cultura] Jorge Coli + Jorge Forbes

Postado por Thaiza segunda-feira, 21 de maio de 2012

(Fonte: Divulgação CPFL Cultura)

O professor e crítico de arte Jorge Coli participa do programa Invenção do Contemporâneo, da CPFL Cultura, desta quinta-feira (24), que neste mês apresenta o processo evolutivo das artes. Coli irá abordar o tema A questão do realismo e intenções brasileiras na arte do século XX. O programa terá transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo, e participação dos internautas. 

Coli , um dos principais especialistas da História da Arte, é professor titular da Universidade Estadual de Campinas e docente convidado em várias universidades internacionais (Princeton, Panthéon-Sorbonne entre outras). 

Foto: Divulgação CPFL Cultura
No Café Filosófico CPFL desta sexta-feira (25), o psicanalista e médico psiquiatra Jorge Forbes faz uma reflexão sobre o tempo em Velhice para que te quero?, também com transmissão ao vivo pelo cpflcultura.com.br

“Já é fato: nossa perspectiva de vida está batendo nos cem anos”, afirma Forbes. “Se continuarmos impotentes a enxergar a velhice como o fim dos projetos, o vazio do presente e a saudade do passado, seremos cúmplices da epidemia de depressão que se instala”, observa. 

Para ele, “um novo velho está nascendo, não tanto o da experiência, como se dizia, mas o da criatividade: passado o tempo do embate pela vida, chega o momento de viajar na bagagem selecionada e de visualizar novos campos de pouso, longe dos asilos do mundo anterior. A psicanálise pode nos dar pistas”. 

Jorge Forbes é um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior. É autor, dentre outros livros, de Você Quer o Que Deseja? e Inconsciente e responsabilidade – Psicanálise do Século XXI, lançado em abril último, na CPFL Cultura. É coautor de “A Invenção do Futuro”, em que pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais."

Foto: Divulgação CPFL Cultura
Grátis! 

Entrada a partir das 18h, palestras a partir das 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632. Chácara Primavera. Campinas. SP). 

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora