[Café Filosófico] Simon Blackburn

Postado por Tel terça-feira, 14 de agosto de 2012



http://www.cpflcultura.com.br
Considerado um dos principais filósofos da atualidade, o inglês Simon Blackburn estará em Campinas, no dia 21 de agosto (terça-feira) as 19hs, para participar do Café Filosófico Especial, por meio da parceria CPFL Cultura e Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento. O encontro é aberto ao público e terá transmissão online pelo www.cpflcultura.com.br/aovivo.

"Conhecido por seus esforços em tirar a filosofia da torre de marfim, Simon Blackburn discute, em Filosofia, Estranhamento e Mundo Contemporâneo, a filosofia com associações às práticas do cotidiano.

Blackburn irá apresentar formulações que fazem parte do repertório de vida de cada um, de seus laços afetivos, de suas relações na sociedade,  de sua constante busca por se compreender. O filósofo teve seus livros alçados ao status de best-sellers por conceberem a filosofia como algo que tem por ocupação refletir sobre as categorias gerais com as quais pensamos – como a verdade, a razão, o conhecimento, a liberdade etc.

O filósofo defende que o impacto na mente do mundo percebido, juntamente com as crenças formadas desse resultado, geram hábitos, emoções, sentimento e atitudes que acabam por ser projetadas e encaradas como propriedades reais do mundo – como a aprovação ou desaprovação que se tornam juízos. Ou seja, tais juízos não são nem expressões de sentimentos subjetivos, nem verdades que se verifiquem independentemente das atitudes humanas. No que diz respeito aos valores, então, não deveríamos nem ser anti-realistas, nem realistas: a postura correta seria o quase-realismo, uma posição que explica e justifica a aparência realista do pensamento moral cotidiano.
Simon Blackburn é membro honorário da American Academy of Arts and Sciences, centro independente que conduz estudos interdisciplinares sobre problemas complexos. É também o vice-presidente da British Humanist Association e atuou como professor da Universidade de Cambridge, produzindo uma dezena de obras de repercussão internacional, como o Dicionário Oxford de Filosofia, A República de Platão, Pense: Uma introdução à filosofia e Verdade: um guia para os perplexos." (fornecido pela assessoria de imprensa do CPFL cultura).

Saiba mais sobre o evento no CPFL Cultura.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora