Ah, puxando a sardinha para o meu lado, finalmente um Café Filosófico voltado à Sociologia! Esta é a proposta:

Quatro Lições da Crise - Como a sociologia pode nos ajudar a enfrentar a crise global
"Em meados da década de 1980, o escritor Ítalo Calvino foi convidado a fazer as famosas Norton Lectures da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confiadas aos mais prestigiados autores do século XX. Decidiu que falaria sobre valores literários que, de tão importantes, deveriam ser preservados no novo milênio. Para Calvino, o futuro da literatura estaria assegurado enquanto houvesse coisas que somente ela, com seus meios específicos, pudesse nos dar. Calvino faleceu antes de proferir tais conferências, publicadas postumamente com o título “Seis propostas para o próximo milênio”, mas os valores a que ele alude continuam a nos ensinar sobre o que a literatura pode fazer pelo mundo.

Mal iniciados os anos 2000, vemo-nos ameaçados por uma profunda crise, manifesta em todas as dimensões da vida social – desde o plano mais óbvio das finanças internacionais, com conseqüências econômicas ainda não de todo devassadas, até a crise da representação política, passando pela desconfiança e incomunicabilidade sociais, alojando-se, enfim, nos modos de viver, conhecer e imaginar. Diante desse quadro, somos levados a indagar se a sociologia, como auto-reflexão do Ocidente moderno, será capaz de sobreviver e continuar “ensinando coisas” nesse mundo transformado. Haverá, afinal, valores sociológicos a preservar?
"


A curadoria fica por conta da Maria Alice Rezende de Carvalho:
Professora Titular de Sociologia do IUPERJ e membro da coordenação do CEDES – Centro de Estudos Direito e Sociedade, também do IUPERJ. Seus principais trabalhos são: Cidade & Fábrica (1984), Quatro Vezes Cidade (1994), O Quinto Século – André Rebouças e a Construção do Brasil (1998) e Judicialização da Política e das Relações Sociais (1999), além de vários artigos e ensaios publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

Todas as sextas-feiras, 19h, grátis!!!


0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora