Este é o novo módulo do Espaço CPFL, a ser debatido toda as terças-feiras do mês de novembro:
Recentemente, acrescentam-se novos componentes: de um lado, a crise mundial faz aumentar dramaticamente o desemprego e fragilizou ainda mais o poder de negociação dos trabalhadores; de outro lado a necessidade de considerar de forma mais consistente a sustentabilidade do modelo de desenvolvimento, com preservação do meio ambiente, requer uma redefinição dos padrões de consumo, o que irá impactar sobre o trabalho em diversos setores da economia.
No caso brasileiro, inserido na lógica das transformações acima anunciadas, há a necessidade de obtermos um grau maior de desenvolvimento para poder suprir diversas necessidades básicas ainda parcialmente atendidas para o conjunto da população, tais como os serviços sociais e de infra-estrutura, o que implica incluir a reconfiguração do trabalho num projeto de desenvolvimento de longo prazo.
Com a finalidade de discutir os impactos das transformações na sociedade globalizada e da atual crise mundial sobre a esfera do trabalho (o quadro das ocupações, o perfil dos trabalhadores, o padrão qualitativo das ocupações, as relações de trabalho e o papel dos sindicatos0 será realizado um ciclo de palestras no mês de novembro, como pode ser observado abaixo. O objetivo é fazer uma reflexão sobre as perspectivas do trabalho no contexto atual, com ênfase no Brasil".
A curadoria é de José Dari Krein:
José Dari Krein é Professor do Instituto de Economia / UNICAMP e pesquisador do CESIT – Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho, é Doutor em Economia Social e do Trabalho. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Título: As tendências recentes nas relações de emprego no Brasil: 1990-2005.Hoje, presidente da ABET – Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (gestão 2008-2009)
0 opinaram