Semana Afro Brasileira: Filmes

Postado por CineCPS quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Semana Afro Brasileira na Casa do Lago da UNICAMP. Todos os filmes grátis!


Quase Deuses
Dia 16 de novembro - Segunda
Sessões: 16h e 19h
Origem/Ano: 2004 (EUA)
Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acaba! m fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Um Grito de Liberdade
Dia 17 de novembro - Terça
Sessões: 16h e 19h
Origem/Ano: 1987 (Inglaterra)
A verdadeira história do líder negro Steve Biko, assassinado em 1977 por seus ideais de libertação e movimentos contra o apartheid no regime racista da África do Sul. Baseado no livro ''Biko and Asking for Trouble'', escrito pelo jornalista Donald Woods. Washington, como Biko, recebeu indicação para o Oscar de melhor ator coadjuvante.

Quilombo de Galvão, tradição e cultura
Dia 18 de novembro - Quarta
Sessões: 16h e 19h
Origem/Ano: 2007 (Brasil)
Duração:29 min
Pela primeira vez uma equipe de televisão é autorizada a gravar em Galvão. Em imagens e depoimentos, seus moradores falam sobre sua história, sua cultura, suas dificuldades. São dores e as delícias do passado e do presente, expressas no dia-a-dia desta comunidade remanescente de quilombo.

Mestre Pastinha
Dia 19 de novembro - Quinta
Sessão: 16h
Direção: Antonio Muricy
Ano: 1998
Duracao: 58min
O filme conta um pouco da vida de Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, tido como o guardião da chamada capoeira-mãe, a tradicional capoeira de Angola. Filmado no Rio de Janeiro, em Salvador e em Nova Iorque e ilustrado com fotos de Pierre Verger e com desenhos e pinturas de capoeira do próprio Pastinha, representa uma rara oportunidade de se conhecer os fundamentos e história da Capoeira Angola e de seu maior Mestre, Pastinha. Classificação: livre.

Mestre Bimba
Sessão: 19h
Lançamento: 2007 (Brasil)
Direção: Luiz Fernando Goulart
Duração: 78 min
A história de Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, um homem de origem humilde que se tornou um grande jogador e educador da capoeira.

Veja mais na Casa do Lago.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora