Roteiro Turístico do Centro Histórico

Inauguramos, com muito orgulho o nosso primeiro roteiro turístico da cidade de Campinas. Essa iniciativa marca nosso interesse em diversificar as atividades do CultCPS e agregar colaboradores nos mais diversos projetos que ajudem a preservar o patrimônio e a história da cidade. De quebra, um programaço para aquele sábado preguiçoso, confira!

Castro Mendes!

Cinco anos e R$ 10,3 milhões depois, abre o Teatro Castro Mendes no dia 30. É talvez um dos casos mais vergonhoso de descaso com o patrimônio público na história recente da cidade. Finalmente o público poderá verificar os trabalhos de reforma. A programação já saiu. Confira, prestigie e fiscalize!

Projeto de grafite "Arte é Nossa"

Postado por Thiago sexta-feira, 30 de abril de 2010 5 opinaram

Mais grafite pintando por aqui: "a Rádio Educativa FM (101,9) promove, sábado e domingo, das 9h às 17h, o evento Arte é Nossa, que reunirá dois grafiteiros para desenhar nos muros do prédio da Associação Esporte Abraça Campinas (Seac), que atende crianças e adultos gratuitamente na região de Sousas. A atividade, que poderá ser acompanhada pela população, tem como objetivo a recuperação do local, uma entidade sem fins lucrativos classificada como Organização da Sociedade Civil de interesse Público (Oscip). O projeto tem por objetivo valorizar o grafite na cidade e combater a pichação".

Grátis!!!


foto: exemplo de grafite
fonte: Portal da Cultura RMC

Mais humor stand-up no Teatro Dom Pedro, agora com o humorista Marcio Ribeiro: baseando-se em "fatos cotidianos, Márcio fala de maneira divertida das experiências que teve com seus problemas de saúde".

Temporada: até 27 de maio, quintas às 21h
Ingressos: $20 (setor 2) e $30 (setor 1)
Classificação etária: 16 anos

Entre Paragens

Postado por Thiago 0 opinaram

Espetáculo de dança contemporânea a partir de movimentos culturais como a Folia de Reis, foi agraciado com recursos do FICC:


"Se propõe a abrir os sentidos do público fundindo elementos da cultura popular com a dança contemporânea durante os trinta minutos de espetáculo, por meio de uma dramaturgia que sugere caminhos para o espectador por meio do personagem Bartolomeu, interpretado por Daniel Costa, bailarino desde 2003, que mostra a história de um homem velho que revive suas memórias e lugares por onde passou".



Dias 1, 2 e 3 de maio às 20h no Lume Teatro
Dias 8, 9 e 10 de maio às 20h, no Espaço Tugudum

Entrada gratuita!!!


fonte: Prefeitura
foto: Folia de Reis em São Paulo

Com pessoal do Desenhando Histórias. Dia 1 de maio das 9h às 17h, na EE Prof. Luiz Galhardo [mapa]. Grátis e fantástico!






De Mário Gravem Borges, "uma exposição de pintura geneticamente modificada", já está aberta à visitação no Espaço de Arte da CDC-UNICAMP.

Até 15 de maio, das 9h às 17h.
Grátis!


Ah, passou reto aqui no blog e tô p***!!! Mas ainda dá pra pegar o show de encerramento no teatro do Centro de Convivência, às 20h, com o Grupo de Choro do Instituto de Artes da UNICAMP. Também sobem ao palco o acordeonista Toninho Ferragutti e a pianista Maria Teresa Madeira.
$10 (inteira).

Quer saber o porquê da revolta? Ano passado fomos ver o mesmo desfecho, com apresentação do Armandinho e Zé Barbeiro, mais alunos e professores... pouca gente para tamanho espetáculo!!!!
foto: Toninho Ferragutti



Não é preciso ser aluno para se inscrever nos testes. Para a Big Band "há vagas para Clarineta, Sax Soprano, alto, tenor e barítono, Trompetes e trombones. Os interessados deverão apresentar uma peça de livre escolha no instrumento que domina. Conhecimentos de leitura musical são desejáveis, porém, não imprescindíveis. Na entrevista, deverá cantar uma música de livre escolha". No Grupo de Música de Câmara "deverá apresentar uma música ou estudo de livre escolha, no instrumento que domina. Há vagas para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, flauta transversal, clarineta, oboé".



Período de inscrição: 6/abril até às 12h do dia 28/maio
Grátis!

Mais informações no site da PUCCAMP.


Em maio acontece essa oficina de desenho com modelos vivos. E a cada dois meses muda-se o enfoque (vai ter desenho de retrato (julho), desenho urbano – a cidade (setembro) e desenho de humor – charge e caricatura (novembro).

"Nesta oficina, através de exercícios de conscientização corporal e da presença dos modelos como agentes no processo de construção do desenho, os alunos terão uma sensibilização do olhar e do corpo daquele que desenha, ultrapassando a visão do corpo como mero objeto de estudo e estimulando a percepção de si e do outro. A oficina tem 16h de duração. Com Letícia Graciano e Mirna Rolim. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento, até 14 de maio".

No SESC, dias 15, 16, 22 e 23 de maio, das 14h às 18h
Não recomendado para menores de 18 anos
$20 [inteira]

Zaza Fournier

Postado por Thiago 0 opinaram


Neste domingo tem show especial no SESC: Zaza Fournier se apresenta às 16h, com entrada gratuita: "Em turnê pela América do Sul, a cantora e acordeonista francesa Zaza Fournier, companhada de um i-pod, apresenta a chamada nova canção francesa. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na Central de Atendimento. Teatro SESC Campinas".

Nesse eu vou, hein... :-)

Demorou para começar mas começou: teatro infantil no Espaço CPFL em todos os domingos em duas sessões, às 10h e às 11h30min. Gratuito!!

2/maio - As Cigarras e A Formiga
9/maio - O Livro de Rebeca
16/maio - Circo de Latão
23/maio - Outra Festa no Céu
30/maio - O Treco da Pata Choca

Todas as apresentações são do Grupo Último Tipo. Você pode encontrar mais informações sobre cada peça clicando no nome delas.

foto: peça "Circo de Latão"

Teatro no SESC

Postado por Thiago 0 opinaram



Muitas peças no SESC em maio. Aos sábados tem a programação infantil. No dia 13 (quinta) rola uma apresentação adulta, que é um "espaço para grupos de teatro de Campinas mostrarem seu trabalho, processos de pesquisa e criação, com estréias, reestréias, remontagens, atividades formativas e diálogos". Confira:





1/maio - sábado - 16h
O Planeta Lilás

"O celebrado livro de Ziraldo ganha nova montagem teatral pelas mãos de Zezé Fassina e Carlos Arruda. No palco, Isabel Francisco e Fernando Passos encenam a história do pequeno ser que, cansado de viver sozinho num mundo de uma cor só, parte em busca de outros tons e lugares".
$4 [inteira]

8/maio - sábado - 16h
5 Dançadeiras... Peiras, Meiras, Dimofeiras, Seracoteiras

"Cia. Giz de Cena. Criado a partir do diálogo da dança com a música ao vivo e as artes visuais, o espetáculo traz à baila a questão da diversidade cultural e humana, e a possibilidade de transformação da realidade. Do corpo no chão ao olhar voando junto com o brinquedo, corpos, objetos, cenário e figurinos vão se transformando numa grande brincadeira dançada, tocada e cantada".
$4 [inteira]

13/maio - quinta - 20h
Chuva Pasmada

"Indecisa entre céu e terra, a chuva não cai: uma chuvinha suspensa, leve pasmada, aérea. Ninguém se recordava de um tal acontecimento. Aquele lugar poderia estar sofrendo maldição. “Chuva Pasmada” encena o conto homônimo do escritor moçambicano Mia Couto. O espetáculo, no entanto, não procura, em chão de África, a imagem da terra árida; entrevê, nas relações humanas, centelhas de gotas que não se desempenham. O espetáculo marca o reencontro de Alice Possani, atriz do Matula, e Eduardo Okamoto, fundador deste grupo e que, a partir de 2005, seguiu carreira solo. Em 2010, ano de estréia deste novo trabalho, ator, atriz e grupo completam dez anos de trajetórias (às vezes em caminhos próximos; outras, autônomos). E se o texto de Mia Couto é escrita de passagens – tratando de amor, crescimento, amadurecimento, morte - esta nossa “Chuva” é também trânsito para novas experiências. Na abertura ao novo, os atores aproximaram-se de outros artistas, como o encenador Marcelo Lazzaratto e o dramaturgo Cássio Pires. Na reunião das diferenças, acontece a provocação de Mia Couto: coração sempre começando no peito de outra pessoa".
Não recomendado para menores de 14 anos
$8 [inteira]

15/maio - sábado - 16h
Coppélias

"De Cristiane Paoli Quito. Uma “opereta bailada contemporânea” para crianças e adultos, delineada a partir do encontro entre os universos popular, clássico e contemporâneo na dança e na música. Em uma vila distante, moram a menina Swanilda, o trovador Franz, as irmãs Coppélia e Calunga e seu pai, Dr. Coppelius, um misterioso cientista. Certo dia Franz vê as irmãs na varanda de sua casa e se encanta por elas".
$4 [inteira]

29/maio - sábado - 16h
Bonequinha de Pano

"Único texto de Ziraldo escrito especialmente para ser encenado, Bonequinha de Pano diverte e comove crianças e adultos. O espetáculo conta a história da bonequinha Pitucha, que está há muitos anos esquecida e relembra os momentos marcantes da vida da menina Leninha, sua dona".
$4 [inteira]

"Quando se trata da literatura – ou seja, da arte da palavra e da produção cultural que lhe corresponde –, aprende-se a ler, mas não se ensina a ler. Em si mesma, a obra literária nada ensina; na verdade, sequer existe. Uma obra literária só existe concretamente numa relação de leitura, e não é possível aprender a estabelecer tal relação senão a praticando. Não é raro confessarmos que “não conseguimos ler” um determinado livro – por exemplo, o Ulisses de Joyce. É porque a leitura não é algo que se aprende de uma vez por todas, mas uma relação que tem de ser criada e renovada a cada obra com que nos deparamos. 

Trata-se de um diálogo, semelhante ao diálogo entre duas ou mais pessoas, para o qual não há receita e os aprendizados anteriores só contam parcialmente. Pode-se, talvez, criar ou despertar o tal “hábito de leitura”, mas isso leva ao risco de induzir a leituras estereotipadas; por analogia, seria como se alguém conversasse sempre de uma mesma forma com toda e qualquer pessoa – neste caso, a conversa acaba sendo bastante pobre, reduzida a fórmulas habituais, triviais."

(Roberto Goto em entrevista ao Jornal da Unicamp, na ocasião de lançamento do livro O Escritor e o Cidadão)

É ele o convidado do mês para intermediar a Roda de Leituras no Sesc. Todas às quartas de maio (5, 12, 19 e 26), das 19h30 às 21h30. 

Um breve currículo:
Nascido em Campinas em 1954, Roberto Goto é licenciado em Filosofia pela PUC Campinas, mestre em Letras e doutor em Educação pela Unicamp. Trabalhou como repórter no jornal Correio Popular e como professor secundário. Atualmente é professor no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, Unicamp. Foram publicados, de sua autoria, os livros de ficção Joana sem Terra e O H da História, e os livros de não-ficção Malandragem Revisitada, A Letra ou a Vida, Para ler Fernando Henrique Cardoso, Começos de Filosofia, Problemas (des)educacionais brasileiros, O escritor e o cidadão, Sob o signo de Brás Cubas, Dialéticas.
   
E no meio, a oficina: Intertextualidade: paródia, ironia, ambiguidade (22/sab- das 14h às 17h)

A oficina propõe aos participantes a produção de textos que trabalhem com a intertextualidade a partir de recursos como a paródia, a ambiguidade e a ironia, utilizando-as como elementos intrínsecos à prosa literária. Inscrições na Central de Atendimento. 20 vagas.

Lá vai o flyer!
 

A família no cinema

Postado por Thiago quinta-feira, 29 de abril de 2010 0 opinaram

Está terminando o módulo "Relações familiares no mundo contemporâneo: a educação dos filhos", e Sérgio Rizzo fecha com sua apresentação:

"Desde a consolidação do modelo narrativo clássico, nas primeiras décadas do século 20, a ficção no cinema se ocupa de representações da família que funcionam como projeções sociais de valores desejáveis ou reprováveis, gerando padrões de comportamento a serem seguidos ou condenados. Nas últimas duas ou três décadas, essas representações possibilitam compreender como a indústria do divertimento voltada para o consumo de massas procura se manter conectada às transformações no conceito de família vividas, sobretudo, pelas sociedades norte-americana e européia".

30 de abril, sexta-feira, às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h


O Espaço Avis Rara apresenta a exposição "Mitos e Pinturas" da artista Sylvia Maria Orsi, de hoje, dia 29, até dia 26 de maio.

Pra quem não conhece o Espaço fica o link aí em cima. Vale a pena passar por lá, comer uma comidinha vegetariana e conhecer todo o espaço!


O Céu Aberto está organizando esse sarau bem no feriado, 1º de maio, às 19h30.
O valor a ser pago no dia é 15,00, só pedem que confirme antes nos emails:
Teca (teresavignoli@gmail.com) ou Marília (ceuaberto.arte@yahoo.com.br)


Anand Rao (seu twitter) musica poemas de Tereza Vignoli.

Cine-debate no MIS: O Operário (Brad Anderson)

Postado por Thaiza quarta-feira, 28 de abril de 2010 0 opinaram

 O filme O Operário (Brad Anderson, 2003, Espanha, estrelado por Christian Bale), será exibido no Museu da Imagem e do Som, Dia 30/04 (sex) às 18:30. Grátis

Promovido pelo Conselho Local de Saúde do CEREST, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal, a exibição conta com os seguintes debatedores:
Franscesco Aparecido Silva: Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário 
Norton Martarello :Engenheiro da Segurança do Trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, Mestre do Departamento de Enfermagem da FCM - Unicamp
 
Mais no site do MIS

Lançamento de seis curtas-metragens inéditos do Laboratório Cisco, núcleo de produção e pesquisa audiovisual de Campinas, que já teve filmes premiados no festival de Gramado. O Cisco busca desenvolver o constante aprimoramento técnico, a reflexão teórica sobre o cinema e a dimensão sócio-educativa do audiovisual.
Na mostra, serão exibidos os filmes:

Os Bem Intencionados (Laboratório Cisco, doc, 23’),
Tiro pela Culatra (Laboratório Cisco, doc, 20´),
Só não tem quem não quer (Hidalgo Romero, fic, 12´),
Bar do Pachola (Hidalgo Romero e Alice Vilella, 4´, videoclipe),
Meu avô e eu (Cauê Nunes, 5´, fic)
3x4 (Cauê Nunes e Thais Souza, 5´, fic)

E depois, rola comemoração na Casa São Jorge!

06/05 (quinta), às 20h no Sesc Campinas. Grátis!

Um Grão de Areia Entre os Imortais

Postado por Cris terça-feira, 27 de abril de 2010 3 opinaram

Em 14 de abril o companheiro Tico divulgou o evento que aconteceria no dia 17 na Academia Campinense de Letras, promovido pela Casa do Poeta de Campinas. Eu quero aproveitar o espaço democrático da nossa luta diária contra a monotonia cerebral e publicar o relato de uma poetisa contemporânea campineira entre os imortais da Academia, um grão de areia, em suas palavras.

Joana Masen é minha amiga pessoal, poetisa estudante de Letras da Faculdade Anhanguera, unidade III, recém publicou sua primeira antologia pela Editora carioca CBJE.

No último sábado estivemos eu, Cátia, Carol e Marina num evento promovido pela "Casa do Poeta de Campinas", que foi realizado ali, na Academia. Devo admitir que estava ansiosa para colocar meus pés pela primeira vez lá dentro. Logo que chegamos fomos muito bem recebidas por todos os oeganizadores do evento, que nos deixaram muito a vontade. Confesso também que não tinha a menor noção do que ia acontecer, e fui pega de surpresa quando, já na abertura do evento, o presidente da Academia nos perguntou se alguma de nós declamava algum poema. Minhas companheiras me incentivaram a ir lá na frente e ler um poema meu, que foi publicado na Coletânea da CBJE, "Lendas", e eu, morrendo de vergonha por estar na frente de tanta gente competente, li meu poeminha e voltei correndo para o meu lugar:



Dentre os muitos poetas que estavam presentes, conhecemos Rosana Marinho, magnífica declamadora que apresentou uma poesia caipira (que, infelizmente, eu não me lembro o nome). Ela disse que conhece e acompanha nosso blog (http://os-letreiros.blogspot.com).

Também tivemos a honra de conhecer o Sr. Moacir Monteiro, com uma história de vida linda, que nos presenteou com seu livro de poesias. Inclusive a Cátia pretende convidá-lo para participar de "Semana de Letras" este ano na FAC.

Ah! A Carol (poetisa Carol Ducci que publica em http://sujeito-indeterminado.blogspot.com) foi sorteada e ganhou um livro:


 
O presidente da Academia Campinense de Letras, João Baptista Muniz Ribeiro e sua esposa, foram extremamente simpáticos e nos receberam muito bem, deixando-nos muito à vontade.

O evento foi acompanhado pela bela música de Antônio Carlos e seu violão. Ele estava lançando seu 6º CD e nos brindou com canções belíssimas entre uma poesia e outra.

Enfim, foi um sábado marcante e inesquecível, onde conhecemos pessoas maravilhosas e criativas, declamadores incríveis que nos surpreenderam com textos difíceis como a declamação de José Luiz Lopes, que nos encantou com sua interpretação do 3º Solilóquio de Hamlet.

Sonho realizado: entrei na Academia Campinense de Letras. E comecei a batalhar para realizar outro sonho: me tornar uma Acadêmica (quem sabe?). Pretendo participar dos próximos encontros realizados pela "Casa do Poeta de Campinas", e todos estão convidados também.

Este texto foi publicado no blog Os Letreiros, onde os graduandos do curso escrevem sobre literatura, mercado literário e educação. Fica aí o convite para todos estarem presentes. Eu não fui neste evento por ter outro compromisso no dia, mas no penúltimo sábado de maio estarei lá, se a informação de que é nesse dia estiver correta (!). Nos vemos lá!

P.S.: Blog da Joana.

Vida de blogueiro metido a repórter, escritor, assalariado, estudante, por vezes, sem internet, não é fácil. Quase não dá tempo de avisar o pessoal fã de boa música que uma das mais promissoras intérpretes da novíssima geração, Mariana Aydar finalmente se apresenta em Campinas, palavra de Bruno Ribeiro, da RAC, sambista-repórter que entende do que fala. Então se ele diz isso é porque é mesmo e eu se fosse você não perdia essa oportunidade incrível de assistir ao esperado show da moça.

Filha do multi-instrumentista Mário Manga e da produtora musical Bia Aydar, afilhada artística de Leci Brandão, Mariana tem sido presença garantida nos programas de rádio e TV voltados para o samba do eixo Rio-SP.

A cantora de 27 anos é a atração desta terça-feira (27/04) na oitava edição do projeto Conexão Cultural do Parque D. Pedro Shopping (Entrada das Águas, Av. Guilherme Campos, 500, Santa Genebra, 3756-7500). O show, que começa às 19h30, terá entrada franca, como tudo o que é bom, cultural e rico deveria ser, não acham?

(Foto: Divulgação)

Já começaram as comemorações dos cinco anos de aniversário do Shopping Prado, isso quase passa despercebido aqui no Cult, por isso programe-se, tem música de qualidade toda noite por lá.

Apresentações de música:

Dia 26/04 (segunda-feira) – Linha de Passe (MPB e Chico Buarque) - que pena, já passou!

Dia 27/04 (terça-feira) – Teco Sead (MPB, voz e violão) - é hoje! Não perca!

Dia 28/04 (quarta-feira) – Eneida e Tarcísio Goes (MPB, voz e violão)

Dia 29/04 (quinta-feira) – Ozail (MPB, teclado e voz)

Dia 30/04 (sexta-feira) – Rafael Mogi (MPB, voz e violão)

Dia 01/05 (sábado) – Teco Sead (MPB, voz e violão)

É sempre na praça de alimentação, a partir das 19h30. Divirta-se!!
As informações são do Cosmo Online.

Foto de Teco Sead: Divulgação

Cinema na Casa do Lago: Ciclo Palestina

Postado por Thaiza segunda-feira, 26 de abril de 2010 0 opinaram

Filme bom, na telona, de graça! Toda semana, ciclos temáticos, em sessões diárias, às 16h e 19h, na Casa do Lago: 

26/04 (seg) - O Círculo (Jafar Panahi, Iran, 2000, 90') 
Uma mulher acabou de dar à luz uma menina. Ela não sabe, mas ela e a filha já são
indesejadas...Três mulheres são libertadas da prisão numa saída precária. A necessidade de dinheiro para fugirem vai obrigá-las a tomar medidas desesperadas...Sem identificação e sem um companheiro de viagem, uma jovem mulher é obrigada a suplicar e mentir só para comprar um bilhete de autocarro...Uma mulher solteira foge da prisão para fazer um aborto mas é rejeitada da casa do pai pelo trato violento dos irmãos...Os seus crimes são vagos, a sua culpa ou inocência sem importância. Os seus caminhos vão cruzar-se, o suspense das suas intrigas acentuar-se. Os começos e os fins são tragicamente similares. O seu mundo é um mundo de constante fiscalização, burocracia e desigualdades. Mas o mundo sufocante não consegue extinguir o espírito, força e coragem do círculo de mulheres.

27/04 (ter) - Violação de Domicílio (Saverio Costanzo, Itália, 2004, 90')
Numa área ocupada pelo exército israelense, um casal entra em conflito sobre o futuro de sua família. A esposa deseja se mudar, enquanto o marido defende a permanência. Sair é capitular. Em meio a discussões ácidas, o local é invadido e eles são mantidos como reféns pelos soldados israelenses.

28/04 (qua) - A Noiva Síria (Eran Riklis, Fra/Ale/Isr, 2004, 97')
Colinas de Golam, na fronteira entre Israel e Síria. Está em andamento a preparação das bodas de uma jovem drusa, que mora no lado israelense, com um astro de TV também druso, mas que mora do lado sírio. A noiva precisa atravessar a fronteira, mas a burocracia do procedimento atrapalha a realização do casamento.

29/04 (qui)- Paradise Now (Hany Abu-Assad, Fra/Ale/Isr/Hol, 2005, 90')
Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

30/04 (sex)- Lemon Tree (Eran Riklis, Isr/Ale/Fra, 2008, 106')
Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação.


No dia 27, terça-feira, no auditório 1 do IFCH na Unicamp.
Sinopse: A campanha realizada por 6 candidatos ao cargo de vereador do Rio de Janeiro durante as eleições municipais de 2004. Um panorama das ações de cada candidato durante todo o processo eleitoral, desde as convenções partidárias até a apuração dos votos.

Grátis!

5a Estação das Artes

Postado por CineCPS sexta-feira, 23 de abril de 2010 0 opinaram

O projeto Estação das Artes envolve toda a comunidade de Sousas e Joaquim Egídio. Pra quem só passar por lá pra bebericar no final de semana, é uma ótima oportunidade de conhecer novos restaurantes e bares (que expõe obras artísticas) bem como apreciar a grande comunidade de produtores da região. Este ano ela acontece no dia 02/05, domingo, no mesmo dia da Caminhada Ecológica de Sousas e Joaquim Egídio, organizada pela Prefeitura. Veja a programação atualizada no blog do Estação das Artes.

"Criado em 2008, o projeto “Estação das Artes” é uma iniciativa dos grupos de artistas e artesãos dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, com parceria da Prefeitura Municipal de Campinas. Duas vezes ao ano, os distritos mobilizam-se para reunir, ao mesmo tempo, uma série de atrações...

O objetivo é apresentar ao público todo o potencial artístico, gastronômico, cultural e turístico dos distritos mais charmosos de Campinas. A Adegas – Associação dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia de Sousas e Joaquim Egídio - juntou-se à comissão organizadora e os restaurantes associados vão receber exposições artísticas. "

Um pouco em cima da hora, hoje dia 23/04 as 20h você pode conferir a nossa excelente Sinfônica em um espaço alternativo, na Igreja Sto. Antonio (Av. Saudade, 854 - Ponte Preta).

P r o g r a m a
BEETHOVEN – Coriolano
ROSSINI – Semiramide
MENDELSSOHN – Dança do "Sonho de Uma Noite de Verão"
C. GOMES - Alvorada
V. WILLIAMS – Suite "English Folk Songs"

Regente: Parcival Módolo




Com Roberta Mendes Santos e Leonice Martins, na Livraria Cultura do Iguatemi.



Dia 27 de abril às 19h.
Grátis!!!



site do documentário ---> aqui









O cinema da semana

Postado por CineCPS quinta-feira, 22 de abril de 2010 0 opinaram

Algumas boas novas essa semana nos cinemas. Apesar de já ter aparecido pela cidade (adunicamp), o espetacular argentino "O segredo de seus olhos" (vencedor do Oscar 2010, melhor filme estrangeiro) aparece nas telas da cidade.

Seguem fortes "Chico Xavier" em várias telas, e o ótimo "Hanami - Cerejeiras em Flor" no Topázio, além do novo filme de Lais Bodansky "As melhores coisas do mundo" que ainda não conferi. Abre também o muito esperado Alice no País das Maravilhas, que apesar de não ter chamado a atenção dos críticos, merecer ser visto pela dupla Burton + Depp. Em algumas salas, confira em 3D.

Aguardamos a liberação das novidades pelos outros cinemas da cidade (por hora, só Galleria, Iguatemi e Topázio).

Último Sarau Cultural no Café do mês, aproveite!!!


"O pianista, compositor e cantor Marcelo Onofri, acompanhado de seu grupo, apresenta sua arte musical nesta noite que será complementada pela apresentação dos “Os Bem Intencionados“, montagem do Lume Teatro. O grupo apresenta “covers” de cantores românticos como Ricky Martin e já começaram a compor músicas que falam de amor. A música escolhida para a noite foi composta pela banda e se chama “Caleidoscópio de Emoções“. O Lume é um grupo de pesquisa teatral que, neste ano, completa 25 anos".



28 de abril, às 20h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 19h

Mais do módulo "A transformação do indivíduo para a construção da sociedade sustentável do futuro", com um debate fomentando por Thaís Corral:

"Como mudam as pessoas, afinal? Movimentos culturais serão os catalisadores da mudança. Os líderes dos movimentos culturais não convencem pelo discurso, mas são aquilo que falam. A mudança na direção de um consumo consciente e mais sustentável não se dará pelo lado racional, mas pela inspiração, pela emoção e pelo desejo de fertilizar um novo solo. A liderança para a sustentabilidade não é baseada em um líder que levará os outros a um lugar melhor – esse lugar melhor, ou a sociedade sustentável, será construído coletivamente, no cotidiano, nas expressões culturais".

Thaís Corral
"A trajetória de Thais Corral como empreendedora social teve início há 20 anos. Fundou a ONG Rede de Desenvolvimento Humano, REDEH, organização não governamental que traduziu no Brasil o movimento internacional que associava gênero e diretos humanos à questão ambiental. Foi também diretora de Formação da Coalizão SulSulNorte (SouthSouthNorth), organização pioneira no campo da mudança climática. É idealizadora do projeto Adapta Sertão, que promove um modelo inovador de adaptação à mudança climática no semi-árido do nordeste brasileiro. O projeto foi vencedor do Prêmio Seed 2008. É presidente do Conselho da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças, membro do conselho do LEAD Internacional e co-diretora do Global Leadership Network. Tem mestrado em administração pública pela Universidade de Harvard".

Dia 27 de abril às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h

Grátis!

A viagem de ulisses

Postado por CineCPS 0 opinaram


A arte de contar histórias continua viva. Esta antiga tradição se repete com a Cia. Ruído Rosa apresentando "A Viagem de Ulisses", já apresentada nos SESCs Santos, Santo Amaro, São Caetano, Vila Mariana, Pinheiros, Paulista e Interlagos.


É grátis, e dura aproximadamente 35 minutos e acontece 24 de abril, 11hs, na biblioteca do SESC Campinas.
"Após 10 anos lutando em Tróia pelos gregos, o vitorioso herói Ulisses decide retornar para sua casa, na Grécia. Uma viagem que deveria ser rápida e simples, acaba transformando-se em uma grande aventura, na qual Ulisses e seus homens encontram ciclopes, sereias, monstros e outros seres da mitologia, durante os 10 anos que passam navegando tentando voltar pra casa."

Mais informações no telefone: (19) 3737-1500 ou www.ciaruidorosa.blogspot.com

Cineclube Adunicamp: Um Homem Sério (Coen)

Postado por Thaiza quarta-feira, 21 de abril de 2010 1 opinaram

Quarta (28/04) às 18h, no Auditório da Adunicamp, o último filme dos Irmãos Coen:

Um Homem Sério (Irmãos Coen, EUA, 2009, 104')
Em 1967, um professor vê sua vida desmoronar quando sua mulher ameaça deixa-lo porque seu irmão se recusa a ir embora de sua casa. 

Gosta de vinil? Aproveita e passa no MIS pra ouvi-los rodar na vitrola. Amanhã (quinta) às 17:30 Grátis! Direto do site:

"Dando continuidade a cronologia da nossa MPB, para esta "Paradinha no MIS" selecionamos três discos da coleção "História da Música Popular Brasileira" que são Noel Rosa, Elton Medeiros e Ismael Silva: três grandes nomes de nosso samba, que havia surgido na população urbana carioca na década de 20, e que apartir da década de 30, junto com as marchas, invadiu o teatro de revista e começou a ganhar popularidade em outros locais.

O samba, então, começa a ser feito nos bairros do Rio ("Na Pavuna", de Almirante, "Eu vou pra vila", de 1931, de Noel) enaltecendo os bairros como locais ideais para os sambistas atuarem.

Surge como separação entre "samba antigo" e "samba moderno" e assim o samba se define como gênero musical, deixando de ser festa e virando um produto a ser comercializado.
O artista agora se preocupa com a profissionalização.

Venha e participe do nosso grupo. Ouviremos também outros LPS. Se quiser você também pode trazer o seu disco de casa para compartilhar conosco.
Dê uma paradinha na sua semana para ouvir um som analógico."



Foto Ilustrativa: Elton Medeiros

Cinema marginal

Postado por Thiago 3 opinaram

Fui ver a exposição e aproveitei para ver os dois curtas. Passaram na biblioteca... é, a galera já achou que não ia ninguém, melhor deixar lá pra ver se alguém pára pra ver... hahahaahahaha Bom, eu fui. Sentei na bancada da internet, junto com o pessoal do SESC, seriam só 30 minutos mesmo... já os longas foram no teatro, estrutura e ar-condicionado no máximo. E até tive uma surpresa: depois que cheguei o público duplicou.. aliás, triplicou!! Três pessoas assistindo, uma apreciação definitivamente coletiva.

Cine Holiúdy - o artista contra o Cabra do Mal
(Halder Gomes, CE, 2004, 15min)
Francisgleydisson é o dono de uma sala de cinema simples lá no interior do Nordeste e apresenta um sensacional filme de ação... até que a máquina dá problema no meio da sessão, e ele tem que continuar com a coisa toda. Bem bolado, o curta conseguiu levar uma tensão no ar bem ao humor regional.

Simião Martiniano, o camelô do cinema
(Clara Angélica e Hilton Lacerda, PE, 1998, 14min)
"Já vi esse cara antes", foi o que pensei quando começou o curta. O pernambucano é um realizador de filmes que, apesar da precariedade (leia-se falta de incentivo), não deixa de produzir suas obras e assim expressar a cultura local. Uma biografia rápida, meio docudrama, sem inovações mas bem tecnicamente.

Meteorango Kid, o herói intergaláctico
(André Luiz de Oliveira, BA, 1969, 80min)
Lula é um jovem universitário soteropolitano, vivendo o regime militar e uma família tradicional de classe média. Falando assim, o filme parece linear e simples, mas não é. As cenas desconexas vão aos poucos mostrando situações onde a ficção se mistura à realidade, o inconformismo que não leva a ação poítica, mas à esculhambação no sentido banditiniano do termo. A filmagem é livre, divertida para quem produz e quem assiste. Tem Tropicália, Glauber Rocha, maconha, sexo, canalhisse, o Batman e o Tarzan, Jesus trepando num coqueiro... para ser visto e revisto, não dá pra pegar tudo na primeira vez... potência criativa!

Superoutro
(Edgar Navarro, BA, 1989, 48min)
Mais novo que o pessoal do Cinema Marginal, o longa apela mais para o choque, com cenas de nudez e escatologia escancaradas (o Contracampo chega a dizer que as obras do Navarro não são "digamos, palatáveis" ao grande público). Outra obra baiana, nesta um mendigo vai vivendo nas ruas, tido como louco, apontando de seu lugar privilegiado as mazelas da nossa sociedade. Lógico que ele acerta na maioria das vezes. Ah, esse dá pra assistir no Porta-Curtas. Extremo.


(sobre os shows musicais, veja aqui; sobre a exposição, aqui)

Exposição marginal

Postado por Thiago 1 opinaram

Entre uma ida e outra no SESC, parada básica pra dar uma olhada na exposição. Falar o quê dos arquivos incríveis do João Antônio Buhrer, que a Thá sempre fala aqui no blog. Muita literatura da cena underground campineira e do Brasil. Fanzines, revistas, panfletos, LPs e cassetes (coloquei um link aí pra você que não é das antigas....rs). Veja algumas fotos, não tenho muito o que ficar escrevendo...
EDITANDO: ... mas o João tem o que falar e mostrar: abaixo algumas fotos do próprio, com uma pequena introdução:

"Convido a todos os amigos destes ARQUIVOS INCRÍVEIS virtuais a conferirem uma parte deles no REAL. O SESC CAMPINAS me convidou para organizar a exposição que reúne manifestações culturais marginais do Brasil e de Campinas, nas décadas de 60/70/80. No dia da abertura, 8 de abril , o artista plástico João Cunha registrou em fotos alguns lances desta citada exposição".

(Valeu, Thá!!!)
(sobre os shows do Wandi Doratiotto e To m , dá uma olhada aqui!)










































Cultura em Campinas


View Campinas in a larger map

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora