Cinema no MIS: Maio

Postado por Thaiza quarta-feira, 5 de maio de 2010

E os ciclos continuam! Pra quem já foi, sabe do lugar privilegiado que é o cineclube do MIS: bons filmes, ótimos debates! Quem ainda não foi, tá esperando o quê? É grátis!

Ciclo:  Literatura alemã através do cinema (Promoção: Revista Eletrônica “Negativo” / Priscila Salomão)

07/05 (sex)- 19h: De Olhos Bem Fechados - "Eyes Wide Shut" (Stanley Kubrick, 1999- EUA, 159´)
Elenco:. Tom Cruise, Nicole Kidman, Madison Eginton, Jackie Sawris, Sydney Pollack
"Adaptado do livro de Arthur Schnitzler (1862-1931), Breve Romance de Sonho (Traumnovelle), 1926.  Inspirado em uma obra literária ambientada na Viena do período entre guerras, o filme transpõe a trama para a Nova York contemporânea. O médico William Harford e sua esposa, Alice, após nove anos de matrimônio, flertam separadamente numa festa. No dia seguinte, conversam francamente sobre seus ciúmes ao pé da cama. Alice confessa que teve desejos sexuais por outro homem durante as férias da família. Bill fica perturbado com o adultério imaginário e perambula pela cidade até parar num endereço onde ocorre uma orgia secreta. Essa jornada culmina num misterioso caso de assassinato, num desaparecimento e em ameaças contra sua própria vida. Desorientado entre a sensualidade, o mistério e o medo, Harford tenta organizar-se de maneira racional em meio a uma atmosfera cada vez mais tensa para descobrir o que realmente aconteceu, recompor-se e buscar a reconciliação com a esposa. Em 1922, Arthur Schnitzler recebeu uma carta de Freud, que sublinhava as afinidades entre suas idéias e a obra do escritor, pela compreensão das verdades do inconsciente e da natureza das pulsões do homem, bem como pela demolição que faziam das certezas convencionais da sociedade em relação ao amor e à morte."


08/05 (sáb)- 16h: O Processo - “The Trial" (Orson Welles, 1962, Fra/Itá/Ale, 119´)
Elenco: Anthony Perkins, Romy Schneider, Orson Welles, Jeanne Moreau
"Adaptado do livro de Franz Kafka (1883-1924), O Processo (Der Prozess), 1925. Joseph K. é um  homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach e se relaciona bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia, que lhe informa que está  preso, mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta."

08/05 (sáb)- 19h30: Mephisto (Istvan Szabo, 1981, Alem/Áustria/Hungria, 166´)
Elenco: Klaus Maria Brandauer, Krystyna Janda, Ildikó Bánsági
"Adaptado do livro de Klaus Mann (1906-1949), Mephisto (Mephisto, Roman einer Karriere), 1936. Alemanha, 1930, Hendrik Höfgen é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente a sua carreira. Porém, quando os nazistas tomam o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama, Hendrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia nazista é seu pior pesadelo."

Ciclo: Visões sobre o leste europeu (Promoção: Cinematographo)

14/05 (sex) -19h: Pravda - “Prava” (Grupo Dziga Vertov, Godard, Jean-Henri Roger, Paul Burron, 1969, Fra/Ale, 58´)
"Pravda foi rodado clandestinamente na Tchecoslováquia entre março e abril de 1969, logo após as manifestações da Primavera de Praga e a invasão russa. Imagens do cotidiano tcheco descritas "pelas vozes" de Vladimir e Rosa, que analisam os paradoxos da situação política do país. O filme também faz uma crítica à prática documental e revisita os propósitos do cineasta russo Dziga Vertov."

15/05 (sáb)- 16h:  Estados Unidos, A Conquista do Leste -  “Etats-Unis: A la conquete de l'Est”  (Manon Loizeau, 2005, França, 54´)
"Documentário sobre os movimentos juvenis que derrubaram os governos em países como Geórgia, Ucrânia, Quirguistão e outros antigos paises socialistas do Leste Europeu. Mostra como os movimentos estudantis financiados por instituições dos EUA como NED, USAID, Instituto Republicano Internacional, Instituto Democrata Internacional e Freedom House, deram apoio que permitiu derrotar os governos em lugares onde os partidos políticos estavam desprestigiados." 

Programação Especial: Curta MIS 
 
15/05 (sáb)- 19h30: Telefonema (Caio Vergueiro, Lucas Andrade e Michael Fontana, 2010, Brasil, 10')
"O amor é um sentimento confuso, quase inexplicável, muitas vezes nos pega de surpresa e desencadeia atos irracionais. Em Telefonema, temos um breve desabafo acerca deste estado espiritual tão intrigante e perigoso."

Ciclo: Cinema e Filosofia- Holywood Lado B (Promoção do Curso Livre de Filosofia: “Corujão”)

21/05 (sex)- 19h: Jackie Brown (Quentin Tarantino, 1997, EUA, 151´)
Elenco: : Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert Forster, Bridget Fonda.
"Uma hospedeira do ar, Jackie Brown, tem problemas com a lei (é apanhada). Um agente federal e um polícia de LA propõem-lhe que colabore na captura de Ordell Robbi, traficante de armas, o que passaria pelo transporte de meio milhão de dólares da América do Sul para os EUA, para o apanhar com a mão na massa. Jackie tem de optar entre trair o "patrão", trair a polícia ou trair ambos."

22/05 (sáb)- 16h: Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino, 2009, EUA/Ale, 148´)
Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Diane Kruger, Christoph Waltz
"No início da ocupação nazista na França, a atriz alemã Shosanna Dreyfus testemunha o extermínio de sua família pelo coronel Hans Landa. Fugindo para Paris, forja uma nova identidade e vira dona de um cinema. Em outro ponto da Europa, o tenente Aldo Raine reúne um grupo de soldados judeus americanos. Apelidados de “Os Bastardos”, organizam pequenos e brutais atos de vingança contra os nazistas, visando derrubar o regime. As duas histórias se unem debaixo de uma marquise de cinema, onde Shosanna prepara sua própria vingança. Melhor Ator (Christoph Waltz) no Festival de Cannes 2009."  
Ciclo: Diversidade Cultural- outras linguagens, outros olhares (Curadoria: Adriano de Jesus)

28/05 (sex) 19h: Samaritana
– “Samaria” (Kim Ki-Duk, 2004, Córeia do Sul, 95')
Elenco: Eol Lee, Kwon Hyun-Min, Oh Young
"Yeo-Jin é uma jovem adolescente que ainda vive com o seu pai, viúvo. A sua melhor amiga, Jae-Young, é prostituta. Yeo-Jin ajuda-a marcando os encontros com os clientes e vigiando a policia. Juntas mantêm o sonho de juntar dinheiro e fugir para a Europa. Mas um dia Yeo-Jin comete uma distração fatal e Jae-Young é apanhada pela policia, resultando daí um acidente com trágicas consequências."

29/05 (sáb) 16h: Meia Lua - “Half Moon” (Bahman Ghobadi, 2006, Irá/Aús/Fra, 107') 
 Elenco: Ismail Ghaffari, Allah Morad Rashtiani, Farzin Sabooni, Kambiz Arshi.
"Após a queda de Saddam Hussein, Mamo, um renomado músico curdo, recebe autorização para empreender uma jornada pelo Iraque e realizar um concerto. Seu fiel amigo Kako é quem conduz o ônibus escolar que vai recolhendo os dez filhos do músico espalhados pelo Curdistão. Um de seus filhos avisa que o
ancião de sua aldeia previu que algo terrível aconteceria a ele antes da próxima lua cheia caso continuasse a viagem. Mesmo avisado, Mamo persiste na jornada, já que foi impedido de tocar durante os últimos 35 anos. Ao mesmo tempo, ele quer convencer Hesho, uma mulher solteira que vive com outras centenas de refugiadas nas montanhas, a entrar para o grupo. Mas Hesho perdeu a força de sua voz, assim como a autoconfiança. Durante este road-movie repleto de aventuras, o grupo enfrentará inúmeras dificuldades."

Ciclo: Cyberpunk Japonês (Curadoria: Gabriel Zanardelli Vince Esgalha) 

29/05 (sáb) - 19h30: 962 Pinocchio (Shozin Fukui, 1991, Japão, 93´)
Elenco: Hage Suzuki, Onn Chan, Kyoko Hara, Koji Kita
"Pinocchio 964, um escravo sexual ciborgue, é jogado fora por seus donos por não conseguir realizar os fins pelos quais eles o haviam comprado. Ele então torna-se amigo de uma garota sem-teto que tem pensamentos criminosos. Enquanto isso, a empresa que produziu o ciborgue planeja recuperá-lo e destruí-lo."


(Programação e sinopses do site do MIS e dos Amigos do MIS)

LOCAL: MIS Campinas: Palácio dos Azulejos, Rua Regente Feijó, 859. / Apoio 100% Vídeo

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora