exposição "Angelo Agostini invade a universidade"

Postado por Thiago segunda-feira, 24 de maio de 2010

Exposição com caricaturas sobre o "Mestre dos Mestres: Angelo Agostini". De 19 de maio a 2 de junho, das 9h às 17h, no CDC-UNICAMP. Grátis!


Outra exposição sobre o Angelo foi noticiada aqui, vale a pena rever.

"As façanhas Agostinianas não são poucas não. Imagine que começou a publicar suas charges na década de 1860 (150 anos atrás). Sem os meios de reprodução gráfica competentes, sem internet, banca de jornal ou livraria especializada. Com uma sociedade atrasada, uma nobreza provinciana e escravagista; um sistema bancário, de imprensa e de correios ainda incipiente e a litogravura como a única forma de reproduzir suas charges e caricaturas. Agora imagine que apesar de tudo isso, um jovem de apenas 16 anos -recém-chegado da Itália- aos 21 fundaria um dos primeiros jornais ilustrados do mundo: O Diabo Coxo. Este genial artista gráfico, criador de uma dos primeiros Quadrinhos do mundo (As Aventuras de Nhô Quim) em 30 de Janeiro de 1869, fundou os mais importantes jornais do Brasil na época (Diabo Coxo, O Cabrião, Revista Illustrada) e colaborou com inúmeros outros (O Mosquito, Vida Fluminense, Tico-Tico). Suas charges eram lidas e discutidas por todos. Ele era realmente popular. Infelizmente, morreu sem reconhecimento".

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora