Democracia no limite - 4 maneiras de ir além do óbvio em política

Postado por Thiago segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mais Filosofia neste mês, no Espaço CPFL. Todas as quintas às 19h discutindo a "Democracia no limite - 4 maneiras de ir além do óbvio em política", com curadoria de Marcos Nobre.


10 de junho - Yara Frateschi
Raízes da democracia moderna:
limites da democracia como mero regime político
"A democracia clássica era considerada apenas um regime político dentre outros, ao lado da oligarquia e da monarquia. A democracia moderna surge com a pretensão de ser muito mais do que apenas uma maneira de governar a sociedade: quer penetrar todos os âmbitos da cultura e da vida social. As diferentes maneiras de interpretar essa novidade moderna mostram a variedade de concepções de democracia presentes no debate atual".



17 de junho - Adrian Lavalle

Participação e representação: limites da democracia como técnica de governo

"O século XX trouxe a democracia de massas e uma sociedade e um Estado cada vez mais complexos. Em especial após 1945, a resposta padrão a essas novidades foi um tipo de dominação que circunscreveu o terreno da política segundo uma limitação prévia da representação e da participação aos processos eleitorais. Essa pretensão é cada vez mais combatida pela reivindicação de novas formas de participação e de representação".



24 de junho - Marcos Nobre
Tolerância e reconhecimento: limites da democracia liberal
"A versão liberal da democracia moderna elaborou uma nova concepção de tolerância, que considerou como condição de existência de uma sociedade livre. O rígido formalismo dessa concepção foi radicalmente questionado por visões não-liberais. Essas críticas ganharam novo impulso quando, nas últimas décadas, grupos sociais passaram a rejeitar a mera tolerância, exigindo reconhecimento por suas formas de vida".

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora