Música: recital do Trio Mário de Andrade

Postado por Carla sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O grupo Trio Mário de Andrade se apresenta dia 20 de outubro (quarta) às 20h na Adunicamp - Sede da Associação dos Docentes da Unicamp(Av. Érico Veríssimo, 1479, dentro da Unicamp).

A nossa intenção sempre foi compor um programa eclético, que procure mostrar o caráter universal da música como a linguagem da alma. A música folclórica é o repositório ancestral de um povo. Através do folclore, os povos se comunicam e se confraternizam por aqueles remotos canais que tudo reportam a uma raiz comum. A música popular é estreitamente ligada às modas e aos contextos sociais contingentes, alimentados pelas contribuições gestuais da dança, numa linguagem popular de valores lingüísticos intuitivos, dentro de formas primárias baseadas na redundância. A influência da música popular sobre a erudita vem do tempo dos trovadores, pois ela introduziu forma e espírito de novos ritmos, que vão da valsa e da mazurca até o samba e o baião. (do site do CDC - Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural)



O Grupo: Aci Meyer (piano), Joel Giglio (violino), Alexandre Guimarães (cello)
Neste recital será apresentando um programa eclético, mas com ênfase na música romântica e na intersecção entre o erudito e o popular, com autores de várias nacionalidades, tentando evidenciar o caráter universal da música como linguagem estética da alma.

PROGRAMA
1ª. Parte
1. Scriabine: Estudo Opus 2, N. 1.
2. César Cui: Orientale (Arr. Gaston Borch)
3. Albeniz: Tango em Ré (Arr: HenryEichheim)
4. Ernesto Nazareth: Tenebroso – tango brasileiro (Arr. Guilherme Dias)
5. Chiquinha Gonzaga: Lua Branca ( Arr. Guilherme Dias)
6. Astor Piazzolla: Oblivion – milonga lenta.

2ª. Parte
1. Newton Teixeira – Alvarenga e Ranchinho: Seresta – valsa brasileira (Arr. G. Dias)
2. Claude Debussy: Clair de Lune (Arr. Rafael Santos)
3. Sérgio Bittencourt: Modinha ( Arr. Ingvor Hjelmstrom)
4. E. Villani – Côrtes: Cinco Miniaturas (Suite)
Prelúdio, Toada, Chorinho, Cantiga de Ninar, Baião.

Joel Giglio é violinista, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e ex-professor do Instituto de Artes da Unicamp. Atuou como violinista em diversos grupos como Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra de Câmara da Unicamp.
Aci Meyer é pianista e professora de piano e pedagogia musical do Instituto de Artes da Unicamp. Faz parte de grupos de Música de Câmara.
Alexandre Guimarães é violoncelista e atua na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e em grupos de Música de Câmara.

GRÁTIS!

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora