[Cineclube MIS] Diversidade Cultural + Literatura

Postado por Thaiza sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

 Confira a programação desse final de semana no escurinho do cinema do MIS. Grátis e com debates!

Foto: Sala do cineclube do MIS/ Thaiza Pedroso
Ciclo: Diversidade Cultural - outras linguagens, outros olhares” (Curadoria: Adriano de Jesus)

2/12 (sex) às 19h: Contos da Era Dourada (Hanno Höfer, Razvan Marculescu, Cristian Mungiu, Constantin Popescu, Ioana Uricaru, 2009, França/Romênia, 155')
Elenco: Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Vlad Ivanov, Tania Popa, Liliana Mocanu, Alexandru Potocean, Teodor Corban, Emanuel Parvu,  Calin Chirila, Romeo Tudor, Avram Birau, Paul Dunca, Viorel Comanici,  Ion Sapdaru, Virginia Mirea, Gabriel Spahiu  Sinopse: Cinco episódios recriam alguns dos mitos urbanos  mais  populares da Romênia durante o regime ditatorial de Ceausescu. São histórias que mostram uma forma bem humorada de lidar com tempos difíceis, que ironicamente a propaganda oficial batizou de Época de Ouro. Repleto de regras absurdas, como a de que o presidente era proibido de tirar o chapéu na presença de representantes de nações ocidentais. A vida no país, era, em muitos aspectos, surrealista e trágica.

3/12 (sáb) às 16h: Ninguém sabe dos gatos persa (Bahman Ghobadi, 2009, Irã, 101')
Elenco: Negar Shaghaghi, Ashkan Koshanejad, Hamed Behdad
Sinopse: Recém-saídos da prisão, dois jovens músicos, um homem e uma  mulher, decidem formar uma banda. Juntos, eles andam pelo submundo de Teerã à procura de outros instrumentistas. Sonham em tocar na Europa.  Porém, sem dinheiro e sem passaportes, nada será tão fácil.



 Ciclo: Cinema e Literatura (Curadoria: Ricardo Pereira)

3/12 (sáb) às 19h30: Dom Quixote (Grigori Kozintse, 1957, União Soviética, 111')
Elenco: Nikolai Cherkasov, Yuri Tolubeyev, Serafima Birman, Lyudmila Kasyanova, Svetlana Grigoryeva, Vladimir Maksimov, Viktor Kolpakov.
Sinopse: Don Kikhot é a aclamada versão da obra-prima de Miguel de Cervantes, "Don Quixote de la Mancha". Don Quixote é um romântico e excêntrico sonhador, um cavaleiro cortês que adora a dama do seu coração, Dulcinéia de Toboso. Em sua jornada como cavaleiro errante, ele luta contra moinhos, defende os oprimidos, tendo ao seu lado o seu fiel companheiro Sancho Pança. Trilhando vários caminhos da Espanha medieval, os dois heróis - o alto e magricela Don Quixote e o baixo e gorducho Sancho -, mesmo diante de muitos perigos, não se afastam de seus princípios, acreditando sempre no poder da bondade e da lealdade.  Don Kikhot é considerado por muitos críticos como uma das melhores adaptações do clássico de Cervantes, sendo esta opinião bastante devedora da atuação memorável de Nikolai Cherkasov, um dos atores preferidos de Eisenstein, tendo inclusive estrelado dois de seus filmes mais conhecidos (Ivan, o Terrível e Alexander Nevsky). Don Kikhot tem como realizador o diretor russo Grigori Kozintsev, também diretor de verdadeiras preciosidades como Gamlet e Korol Lir. Embora considerado um realizador de relevo para o povo russo, sua obra é pouco conhecida fora do cenário doméstico. Embora filmado em 1957, em virtude das tensões do período da Guerra Fria, o filme permaneceu sob censura durante 4 anos, só vindo a estrear no Estados Unidos em 1961. Don Kikhot é uma adaptação fiel do clássico de Cervantes,  com uso de recursos bastante impressionante para a época, como efeitos especiais, sistema Sovcolor, som estereofônico. O longa teve como locações a Criméia (antiga URSS), local escolhido por Kozintsev para reproduzir a Espanha medieval. Somando-se a estes elementos, temos ainda as ótimas atuações, num conjunto que faz deste filme um clássico belo e raro, que merece ser redescoberto. Um aspecto polêmico pode ser a possível identificação de uma leitura marxista do clássico de Cervantes

MIS- Palácio dos Azulejos, Rua Regente Feijó 859, Centro- Campinas

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora