[Cineclube MIS] Cine Polonês + Literatura

Postado por Thaiza terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Esse mês o MIS exibe o ciclo Cinema Polonês. Começa nessa sexta e segue todo final de semana, são 8 filmes ao todo. Nesse sábado também será exibido um filme inspirado na obra de Goethe, que compõe a saga do ciclo Cinema e Literatura.

Grátis! E com debates após exibição.

Ciclo: Cinema Polonês 
Curadoria: Celso Zenaro Filho
 
3/2 (sex) às 19h: “A TERÇA PARTE DA NOITE” – “Trzecia Czesc Nocy” (Andrzej Zulawski, 1974, 95')
Elenco: Malgorzata Braunek, Leszek Teleszynski, Jan Nowicki, Jerzy Golinski, Anna Milewska, Michal Grudzinski
Sinopse: O filme se inicia com um homem jovem escapando do massacre em que sua família é aniquilada. Ele segue seu caminho para a cidade, onde é quase capturado, mas outro homem vestindo roupas semelhantes às suas é apanhado em seu lugar. Após se refugiar na casa de uma jovem mulher grávida que se assemelha à sua esposa morta, ele a ajuda com o nascimento de seu filho. Enquanto trabalha em um centro de estudos do tifo, como alguém que é repetidamente infectado com a doença, a fim de produzir vacinas para outros, ele experimenta várias alucinações e faz coisas bizarras, ao mesmo tempo em que tenta acertar as contas com a sua vida traumática e com a culpa que sente por estar vivo. 


4/2 (sáb) às 16h: “O DIABO” “Diabel” (Andrzej Zulawski, 1972, 122') 
Elenco: Leszek Teleszynski, Malgorzata Braunek, Michal Grudzinski, Iga Mayr, Monika Niemczyk 
Sinopse: Durante a invasão perpetrada pelo exército prussiano à Polônia, em 1793, o jovem prisioneiro político – Jakub – é salvo por um estranho misterioso. Seguindo este estranho através do país e de volta à sua casa, Jakub tem contato com o caos, um mundo de corrupção moral, traições, barbáries e assassinatos. Presencia cenas surreais de ultraviolência e insanidade. Aos poucos, sua demência faz com que ele mesmo se torne um frio assassino, até que, no final, o misterioso estranho revela qual o seu secreto objetivo. No caminho do jovem protagonista, as instituições desabam, uma a uma: a família, a religião, a política, o Estado. O filme que, com o tempo, se transformou em cult na Europa. Uma obra cinematográfica sinestésica. 

CICLO:  “CINEMA & LITERATURA”
Curadoria:  Ricardo Pereira

4/2 (sáb) às 19h30: “AFINIDADES ELETIVAS” – “Le Affinità Elettive” (Direção: Paolo Taviani, Vittorio Taviani, 1996, Ita/Fra, 98')
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Hugues Anglade, Marie Gillain, Laura Marinoni, Massimo Popolizio, Fabrizio Bentivoglio
Sinopse:  Baseado no romance homônimo do escritor romântico alemão Johann Wolfgang Goethe (1749-1832), As Afinidades Eletivas é um dos mais belos filmes de Paolo e Vittorio Taviani, os consagrados diretores de A Noite de São Lourenço, Pai Patrão, entre outros. Toscana, final do século XVIII. Numa casa de campo, o jovem casal Edoardo e Carlotta recebe a visita de Ottone e Ottilia. Juntos fazem experiências que demonstram que certos elementos possuem afinidades eletivas, ou seja, uma atração especial um pelo outro. Das experiências, nascem novas relações amorosas entre os casais. Com excelente ambientação de época, As Afinidades Eletivas tem como destaque ótimas interpretações de Isabelle Huppert (A Professora de Piano) e Jean-Hughes Anglade (A Rainha Margot).  

Na sequência:
10/02 (sex) às 19h: O Cruzeiro (Marek Piwowski)
11/02 (sáb) às 16h: O Manuscrito de Saragoça (Wojciech Has)
17/02 (sex) às 19h: Iluminação (Krzysztof Zanussi)
18/02 (sáb) às 16h: Os filhos da guerra (Agnieszka Holl)
24/02 (sex) às 19h: O Interrogatório (Ryszard Bugajski)
25/02 (sáb) às 16h: O Amador (Krzysztof Kieslowski)
     
                                                                      
Museu da Imagem e do Som- Palácio dos Azulejos / Rua: Regente Feijó, 859
Programação sujeita a alterações
Apoio 100% Vídeo

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora