[Oficinas Culturais Hilda Hilst] Programação recheada de verão!

Postado por Thaiza quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

  De bobeira achando que não tem o que fazer no verão campineiro? Balela! A programação cultural vai de vento em popa. Confira as próximas oficinas no casarão Hilda Hilst, gratuitas! As inscrições são feitas pessoalmente na sede, ou por e-mail quando solicitado carta de interesse e currículo.

Fachada do casarão. Do site.

ARTES PLÁSTICAS / AUDIOVISUAL

OFICINA: PROCEDIMENTOS CRIATIVOS NA INTERNET
Coordenação: Denise Agassi e Eduardo Salvino.
17 a 20/1 – terça a sexta-feira – 19h às 22h.
Público: estudantes, professores de artes e demais interessados, a partir de 13 anos.
Inscrições: 5 a 10/1.
Seleção: carta de interesse e currículo resumido.
20 vagas.

Abordagem teórica e prática dos processos de criação artística, a oficina evidencia aspectos críticos e poéticos do audiovisual com procedimentos on-line. Os participantes serão estimulados a realizar intervenções artísticas por meio de novas ferramentas tecnológicas, como celulares, câmeras digitais e webcam, dialogando entre as linguagens das artes visuais. Os trabalhos serão compartilhados e distribuídos por canais de veiculação na rede (como tags, blogs, mapas, canais de fotos e vídeos etc.).

Denise Agassi é mestre em Artes Visuais pela FASM e graduada em Artes Plásticas pela FAAP. Artista multimídia e pesquisadora, atua no campo da fotografia, videoarte, mídias móveis e net art. Participou de exposições e residências artísticas nacionais e internacionais. Como educadora, desenvolve trabalhos no SESC e em centros culturais e projetos de ação social, explorando novas tecnologias da imagem e vida cotidiana.

Eduardo Salvino é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC e formado em Artes Visuais pela Escola Guignard da UEMG. Artista multimídia, pesquisador e educador, desenvolve trabalhos no SESC e em centros culturais e projetos de ação social. Participou em 2009 das exposições “Das imagens às coisas”, na Escola São Paulo, “Papermind”, na Galeria Vermelho, “Corpo Instalação”, no SESC Pompeia, e “O tempo e a fotografia”, no Porto Seguro Fotografia.

AUDIOVISUAL

OFICINA DE PÓS-PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Lívia Perez de Paula.
19/1 a 2/2 – quintas-feiras – 14h às 18h.
Público: interessados a partir de 16 anos, de preferência que possuam notebook com software de edição.
Inscrições: 5 a 12/1.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

Abordagem teórica e prática dos princípios básicos e técnicas de edição em linguagem audiovisual. A partir das imagens captadas na oficina de Produção de Documentário, realizada no 2° semestre de 2011, os participantes serão orientados à realização da edição, montagem e finalização de um curta documental, viabilizando a divulgação do trabalho final na internet.

Lívia Perez de Paula é graduada em Midialogia pela Unicamp, cursou Cinema e Audiovisual na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Produtora de vídeo e empresária de Comunicação, ministrou oficinas de audiovisual em diversos projetos, como o “Projeto Rondon”.

OFICINA: LABORATÓRIO DE TV PARA WEB
Coordenação: Ricardo Picchi e Thiago Ming.
Período da atividade: 24/1 a 11/2
24/1 a 2/2 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h; /4 e 11/2 – sábados – 9h às 17h.
Público: interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 5 a 16/1.
Seleção: carta de interesse
20 vagas.

Abordagem teórica e prática dos processos de criação e produção de conteúdo televisivo para internet. Oferece aos alunos a possibilidade de atuar nas funções e etapas da construção de um episódio de TV a ser veiculado em portais de vídeo. Desde a criação até a divulgação do programa, os participantes atuam de forma dinâmica, trabalhando em equipe num ambiente de gravação e criação do canal em portal de vídeo.

Ricardo Picchi é formado em Cinema pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo e em Pós-Produção e Animação Gráfica pelo Centro de Formação Adobe DRC, também de São Paulo. Idealizador e realizador do projeto “Incurta” (oficinas audiovisuais práticas no interior do Estado). Produz e dirige projetos para cinema, TV e internet pela produtora Nada Audiovisual.

Thiago Ming é formado em Comunicação Social pela PUC e está se especializando em Artes Visuais pela Unicamp. Passou por agências de publicidade e produtoras trabalhando com roteiro, edição, fotografia, design, animação gráfica e elaboração de projetos. Idealizador e realizador do projeto “Incurta”. Produz e dirige projetos para cinema, TV e internet pela produtora Nada Audiovisual.

OFICINA AVANÇADA DE ROTEIRO: TAREFAS DE CRIAÇÃO
Coordenação: Bruno Fantini.
9/2 a 29/3 – quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: estudantes e profissionais das áreas de cinema e comunicação e demais interessados, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5 a 31/1.
Seleção: currículo e carta de interesse (solicitar por e-mail à Oficina Cultural Hilda Hilst as orientações para preenchimento da carta de interesse).
20 vagas.

O processo criativo necessário à escrita de um roteiro depende da prática. Pensando nesta necessidade, as aulas serão compostas por rápida passagem teórica no intuito de estimular a realização de tarefas criativas. Por meio de exercícios individuais e coletivos será explorada cada etapa da elaboração de um roteiro. Entre as tarefas propostas estão: a elaboração da trama, a estrutura escalonada, a adaptação literária, o desenvolvimento de cena com diálogo e, por fim, o “doctoring” de roteiro.

Bruno Fantini é mestrando em Multimeios pela Unicamp e formado em Cinema pela Emerson College de Boston, Estados Unidos, onde realizou um longa-metragem e dezenas de curtas e programas para TV. Também se especializou em roteirização e direção de fotografia. Roteirista do longa “Segurança Nacional – A Ameaça” (2010) e de documentários especiais para TV.

COMUNICAÇÃO

WORKSHOP: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO – DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA E INTERNET
Coordenação: Carlota Cafiero.
6 a 27/3 – terças-feiras – 19h às 22h.
Público: estudantes ou profissionais das áreas de comunicação social, produtores culturais, artistas e demais interessados, a partir de 18 anos.
Inscrições: 1 a 28/2.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

Abordagem prática e teórica de conceitos e especificidades da comunicação social presentes no Jornalismo 2.0, isto é, do jornalismo participativo e colaborativo de divulgação via blogs e redes sociais. O presente workshop visa à capacitação em detectar os pontos fortes da divulgação de projetos culturais e, a partir de casos reais, será produzido material informativo voltado à utilização de ferramentas digitais.

Carlota Cafiero é graduada em Jornalismo pela PUC, com especialização em História da Arte pela FAAP. Entre 2000 e 2009, trabalhou como repórter de cultura no jornal “Correio Popular”, com ênfase na cobertura de eventos de artes visuais e cênicas de Campinas e São Paulo. Desde 2009, responde pela assessoria de comunicação do Lume.

FOTOGRAFIA

OFICINA DE FOTOGRAFIA: FOTOS URBANAS
Coordenação: Paulo Baliéllo.
18/1 a 7/3 – quartas-feiras – 14h às 17h.
Público: iniciantes em fotografia, a partir de 16 anos (pré-requisito: possuir câmera digital).
Inscrições: 5 a 11/1.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

Abordagem teórica e prática dos princípios básicos e técnicas da fotografia digital. Nas aulas expositivas serão analisados trabalhos de fotógrafos profissionais, enquanto as aulas práticas serão externas, tendo por objetivo estimular a sensibilidade e criatividade na composição de fotos urbanas.

Paulo Baliéllo é formado em Fotografia pela Escola Techimage. Foi diretor executivo de projetos de responsabilidade e inclusão social, atuando na área de fotografia, na NeoTropica – Instituto de Educação e Ciências Aplicadas. Atualmente dedica-se profissionalmente à atividade fotográfica em diversos segmentos.

PALESTRA: A FOTOGRAFIA QUEBRANDO TABUS – TRABALHOS DE OLIVIERO TOSCANI
Palestrante: Luiz Giope.
7/2 – terça-feira – 19h às 21h.
Público: estudantes e profissionais das áreas de artes, comunicação, cinema, ciências humanas e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 5/1 a 6/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

O fotógrafo italiano Oliviero Toscani é criador de campanhas publicitárias institucionais. Produtor de fotografias polêmicas, trabalha com imagens provocadoras sobre temáticas como religião, guerra, racismo, moda etc. Tomando por referência seus trabalhos para a Benetton, dentre outras marcas do mercado internacional, a palestra versará sobre sua atuação diferenciada no campo publicitário, estimulando discussões sobre o papel da dialética na publicidade e meios de comunicação contemporâneos.

Luiz Giope é especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e graduado em Publicidade e Propaganda pela Umesp. Como fotojornalista, realizou diversas exposições individuais e participou de coletivas. É professor universitário, conferencista e coordenador de oficinas voltadas à linguagem fotográfica e publicitária.

GESTÃO CULTURAL

OFICINA DE FORMATAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Reginaldo Menegazzo.
27/2 a 28/3 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h.
Público: estudantes ou profissionais da área cultural e demais interessados, a partir de 18 anos.
Inscrições: 1 a 24/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Abordagem teórica e prática da formatação de projetos culturais e sua produção/execução. As atividades possibilitarão o contato com editais vigentes no circuito nacional, estadual e municipal, visando contribuir para o desenvolvimento de argumentos necessários à explanação dos projetos. No final, está prevista a elaboração dos projetos idealizados pelos participantes.

Reginaldo Menegazzo é graduado em História pela PUC e pesquisador em Administração Pública, Cidades e Cultura. Atuou como administrador, idealizador e realizador de diversos projetos culturais de teatro, dança, artes visuais, música e cinema. Atualmente é diretor de empresa voltada à formatação e produção de projetos culturais.

GESTÃO CULTURAL / AUDIOVISUAL


OFICINA DE FORMAÇÃO CINECLUBISTA
Coordenação: José Augusto Ribeiro Vinagre.
24/2 a 3/3 – sextas-feiras – 19h às 22h | sábados – 9h às 17h30.
Público: dirigentes e produtores culturais e demais interessados, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5/1 a 23/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A oficina apresenta uma introdução à linguagem cinematográfica e todos os aspectos necessários para a formação e o desenvolvimento de um cineclube: breve história do cinema, movimento cineclubista, formação de público e reação à padronização industrial.

José Augusto Ribeiro Vinagre foi secretário municipal de Cultura de Bauru (2005-2008), vice-presidente do Fórum Estadual de Dirigentes de Cultura (2007-2008), vice-presidente da Federação Paulista de Cineclubes (2007-2008) e presidente na gestão 2010-2011. É atual representante da Cooperativa Cultural Brasileira na região de Bauru e, desde 2009, parecerista do Ministério da Cultura.

IMPORTANTE:

- Atividades com seleção por Currículo e Carta de Interesse ou análise de portifólio, favor encaminhar para: campinas@oficinasculturais.org.br com as seguintes informações:
Título do e-mail: Inscrição + nome da atividade.


Oficina Cultural Hilda Hilst
Rua Ferreira Penteado, 1.203 – Cambuí
Campinas/SP
Tel. 19 3294-2212 | 3236-0046
campinas@oficinasculturais.org.br

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora