[Exposição] Zoom Latinoamericano: Botero + Rivera + Iberê Camargo e +++!

Postado por Thaiza quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Campinas recebe, entre os dias 15 de fevereiro e 8 de abril, no espaço Galeria de Arte da CPFL Energia, a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA”. A mostra, que tem curadoria de Rosa Maria Rodríguez Garza, (Gerente do Programa Cultural da FEMSA) e Juan Darío Restrepo Figueroa, reúne 41 obras de 39 renomados artistas de 11 países da América Latina.
 
O percurso começa pela esplêndida vista panorâmica da Torre Latino-américa, produzida por Damian Ortega, e termina no Uruguai, em frente a uma construção de Joaquin Torres Garcia. O público terá a oportunidade de conhecer vários itinerários, como a Colômbia, por meio do trabalho realizado na década de 70, por Eduardo Ramírez Villamizar, Cardenas e Santiago Botero Fernan.
 
A seleção brasileira da Coleção de Arte FEMSA recai sobre a investigação pictórica de Leda Catunda, o minimalismo de Mira Schendel e a pintura de viés expressionista de Iberê Camargo, definida pelo crítico de arte Ronaldo Brito, em seu livro sobre o artista, como: “As últimas telas de Iberê Camargo assustam e encantam, ao mesmo tempo. Assustam pela sobriedade terrível com que coloca em evidência o drama do sujeito moderno, aparentemente no estágio final de dissolução; encantam pela qualidade da matéria pictórica que resistiria, paradoxalmente, a todas as violências e degradações.”

Para esta edição em Campinas, a exposição será enriquecida especialmente com a obra Paisagem de Thomaz Perina, campineiro, influenciado por Picasso e Max Bill. O convite foi feito ao Instituto Thomaz Perina, como forma de homenagear a cidade de Campinas e regiões. A última mostra do artista, falecido em 2009, aconteceu justamente na Galeria de Arte da CPFL Cultura, com o nome “Eu quero o mínimo pra falar”. O título é uma síntese de sua técnica de pintura e da sua trajetória. Sua obra, considerada abstrata, vem da observação do campo, das ruas ou de uma simples mancha na parede. 

Grátis!
Botero- Santa Rosa de Lima
Galeria de Arte – CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Campinas.
(Divulgação)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora