[Cine Pagu] Tecnologia, corpos e fronteiras: eXistenZ

Postado por Thaiza domingo, 25 de março de 2012

O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, promove o encontro "Tecnologia, corpos e fronteiras", com exibição do filme eXistenZ e debate por Marko MonteiroDia 28/3 (qua) às 14h. Grátis!

eXistenZ (David Cronenberg, 1999, Canada/Reino Unido, 97´)

eXistenZ, filme com o qual o canadense David Cronenberg ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlin de 1999, é uma ficção científica pós-moderna cyberpunk. Neste, Cronenberg, responsável pelo roteiro e direção, apresenta um mundo complexo e hiper-real, onde as percepções humanas, provenientes de experiências vividas, são substituídas por imagens simuladas e no qual indivíduos que divulgam novas idéias, encaradas de forma extremamente ameaçadora por instâncias da sociedade, precisam se esconder para sobreviver (a exemplo de Salmon Rushdie, autor de Versos Satânicos, entrevistado por Cronenberg em 1995). Contudo, o diretor, propositadamente, não mostra computadores, laboratórios ou quaisquer outros objetos ou ambientes futuristas comumente presentes em filmes de ficção científica. É a supressão intencional desta estética que confere significado à mensagem do filme e aponta suas questões centrais: a assustadora hibridação biotecnológica pode dissipar as fronteiras entre o mundo real o mundo virtual? O ser humano será absorvido por extensões tecnológicas e perderá a visão de si mesmo? Quais são os efeitos prejudiciais de viver em uma realidade virtual?" (Fonte: Pollyana Mustaro, em Tela Crítica)


IFCH- Unicamp (Antigo Prédio do AEL)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora