[Oficinas Culturais Hilda Hilst] Inscrições Abertas!

Postado por Thaiza sexta-feira, 6 de abril de 2012

Saiu a programação das Oficinas Culturais Hilda Hilst, são 11 oficinas diversas, que começam em abril. Grátis!

ARTE-EDUCAÇÃO / AUDIOVISUAL

CURSO: UTILIZAÇÃO DO AUDIOVISUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM
Coordenação: Débora Castro e Felipe Calixtre.
16/4 a 14/5 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h.
Público: arte-educadores, estudantes de pedagogia e licenciaturas, a partir de 18 anos
Inscrições: 2 a 9/4.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

Por meio de uma abordagem teórica e prática, a atividade trabalhará a utilização de recursos audiovisuais em sala de aula, propondo a interdisciplinaridade de conteúdos tradicionais de ensino e a inserção de tecnologias cotidianas aos alunos.

Débora Castro é graduada em Produção Audiovisual pela Unip e cursa Pedagogia na Unicamp. Participou de curtas-metragens como assistente de direção e produtora. Atua pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas como responsável pela produção de eventos, edição de vídeos e produção e edição de making of.

Felipe Calixtre, graduado em Produção Audiovisual pela UFSCar, é instrutor de Internet e Multimídia do Programa de Internet Livre do Sesc. Atua no ensino de audiovisual com a produção de vídeos e sessões de cineclube em parceria com professores de variadas áreas do conhecimento.

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE PROCESSO CRIATIVO: ACOMPANHAMENTO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Coordenação: Del Pilar Sallum.
16/4 a 11/6 – segundas-feiras – 14h às 17h.
Público: iniciantes e interessados em artes plásticas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 9/4.
Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.

Atividade que abordará questões práticas e teóricas sobre o processo criativo na produção artística. Por meio da análise de trabalhos realizados por artistas contemporâneos e dos próprios participantes, e também em visitas a galerias de arte, serão observadas as poéticas e particularidades presentes na composição das obras.

Del Pilar Sallum é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Com participação em exposições no Brasil e exterior.

AUDIOVISUAL

OFICINA DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Andre Checchia.
9/5 a 27/6 – quartas-feiras – 19h às 22h.
Público: estudantes e profissionais da música e do audiovisual e demais interessados, a partir de 18 anos.
Inscrições: 9/4 a 1/5.
Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.

Nesta oficina os participantes conhecerão todo o processo que envolve a produção de um videoclipe, da concepção à veiculação. Será desenvolvido um projeto de videoclipe, passando pela escolha e análise da música, criação do roteiro e discussão de possíveis abordagens estéticas.

Andre Checchia é graduado em Música Popular pela Unicamp e diretor de videoclipes e curtas-metragens. Atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado também pela Unicamp baseada nas relações dramatúrgicas da canção em produtos audiovisuais, com diversos artigos publicados e participação em congressos e seminários.

COMUNICAÇÃO

OFICINA: mARkTE – WORDPRESS E FACEBOOK – PORTFÓLIO E PROMOÇÃO ON-LINE
Coordenação: Seizo Soares.
5 a 26/6 – terças-feiras – 14h às 18h.
Público: artistas interessados em divulgação pela internet, a partir de 18 anos.
Inscrições: 3 a 27/5.
Seleção: currículo, portfólio com quatro fotos de trabalhos e carta de interesse.
20 vagas.

Workshop de criação de blog-portfólio para artistas utilizando Wordpress e Facebook como gerenciadores de conteúdo, explorando suas ferramentas e levando os participantes a uma reflexão sobre possibilidades e estratégias para a promoção de seu produto artístico.

Seizo Soares é graduado em Administração de empresas pela FGV-SP, com mestrado em Educação e Ensino Superior. É professor universitário nas áreas de marketing e comunicação e redator de campanhas publicitárias.

FOTOGRAFIA

OFICINA: CRÔNICAS FOTOGRÁFICAS
Coordenação: Paulo Baliéllo.
3/5 a 28/6 – quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados a partir de 16 anos, com conhecimento em técnicas fotográficas e que possuam câmera fotográfica – digital ou analógica – com controles manuais.
Inscrições: 2 a 26/4.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

A partir do estudo de obras de importantes artistas e práticas ligadas à produção de ensaios fotográficos, os participantes desta oficina trabalharão na elaboração e execução de um ensaio narrativo, exercitando seus potenciais poéticos e expressivos.

Paulo Baliéllo é fotógrafo profissional, formado pela Escola Techimage. Foi diretor executivo de projetos de responsabilidade e inclusão social, atuando na área de fotografia, na NeoTropica – Instituto de Educação e Ciências Aplicadas. 

FOTOGRAFIA / AUDIOVISUAL

OFICINA: TIME LAPSE – CAMPINAS, PAISAGENS EM MOVIMENTO
Coordenador: Thiago Ming.
23/5 a 25/6 – segundas e quartas-feiras – 14h às 17h | sábados – 10h às 17h (Única Turma).
Público: interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 16/4 a 15/5.
Seleção: currículo, carta de interesse e portfólio opcional.
20 vagas.

Com o objetivo de utilizar a fotografia como recurso narrativo em busca de uma linguagem experimental, a atividade propõe a criação de uma obra audiovisual documental de curta-metragem. Serão realizadas sequências de imagens fotográficas de paisagens de Campinas, usando recursos de time lapse (técnica de manipulação de fotogramas que transmite a sensação de tempo acelerado).

Thiago Ming é formado em Comunicação Social pela PUC-Campinas. Trabalhou em agências de publicidade e produtoras com roteiro, edição, fotografia, design, animação gráfica e elaboração de projetos. Idealizador e realizador do projeto Incurta (oficinas audiovisuais práticas no interior do Estado), produz e dirige projetos para cinema, TV e internet pela produtora Nada Audiovisual.

GESTÃO CULTURAL

OFICINA DE PLANO MUSEOLÓGICO – IMPLANTAÇÃO, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE MUSEUS
Coordenação: Paulo José Nascimento Lima.
23 a 25/4 – segunda a quarta-feira – 9h às 18h (com intervalo de 1 hora).
Público: profissionais de museus, gestores culturais, estudantes e interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 20/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Voltada à capacitação em museologia, esta oficina teórica e prática, aborda a definição de museu e sua classificação enquanto patrimônio cultural e tem por enfoque o planejamento necessário à implantação, gestão e organização de museus.

Paulo José Nascimento Lima é graduado em Museologia pela UFBA e possui MBAem Gestão Empresarial. Museólogo do Museu Lasar Segall, em São Paulo, e professor do Curso Técnico de Museu do Centro Paula Souza, atua em gestão, documentação e pesquisa.

CURSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CULTURAL
Coordenação: Sara Pavan.
5 a 26/5 – sábados – 10h às 17h (com intervalo de 2 horas).
Público: artistas e gestores culturais, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2/4 a 4/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Introdução às noções básicas de elaboração, captação de recursos e gestão de projetos culturais, esta atividade dará ênfase à formatação para programas de incentivo como a Lei Rouanet e o ProAC.

Sara Pavan é graduanda em Produção Audiovisual na UNIP. Produtora cultural desde 2004, tendo trabalhado com elaboração de projetos culturais na Fundação de Apoio à Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é coordenadora de projetos para a Lei Rouanet e ProAC na empresa 3S Projetos em Campinas.

OFICINA DE TREINAMENTO DE EQUIPES ADMINISTRATIVAS E DE APOIO A MUSEUS
Coordenação: Paulo José Nascimento Lima.
8 e 9/5 – terça e quarta-feira – 9h às 18h (com intervalo de 1 hora).
Público: profissionais de museus, gestores culturais, estudantes e interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 2/4 a 7/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Atividade que dará continuidade à Oficina de Plano Museológico (ver acima), com enfoque no treinamento de equipes do setor administrativo, educadores e segurança.

Paulo José Nascimento Lima é graduado em Museologia pela UFBA e possui MBAem Gestão Empresarial. Museólogo do Museu Lasar Segall, em São Paulo, e professor do Curso Técnico de Museu do Centro Paula Souza, atua em gestão, documentação e pesquisa.

MODA

OFICINA: METODOLOGIA DO PROCESSO CRIATIVO PARA DESIGN DE MODA
Coordenação: Kledir Salgado.
5 a 26/5 – sábados – 13h às 18h.
Público: profissionais de moda, designers, estilistas, figurinistas e demais interessados, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 26/4.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

A oficina propõe um estudo sobre a composição estética e tendências contemporâneas na produção de moda, passando por métodos de criação, histórico do desenvolvimento de coleções e criação de palhetas de cores, maquetes têxteis, scrapbooks e capsule collections.

Kledir Salgado é técnico em vestuário pelo Senai e bacharel em Têxtil e Moda pela USP, onde realiza seu mestrado. Estudou Design de Moda na Universidade Técnica de Lisboa e leciona a matéria na Etec Carlos de Campos, Rocha Mendes e da Faculdade Finaci em São Paulo. É estilista da marca Cloquet e da Global Química e Moda.

TEATRO

WORKSHOP DE INICIAÇÃO À ILUMINAÇÃO CÊNICA PARA EXPOSIÇÕES, TEATRO E EVENTOS
Coordenação: Alessandro Azuos.
21 a 24/5 – segunda a quinta-feira – 19h às 22h.
Público: artistas, consultores luminotécnicos, produtores culturais e demais interessados, a partir de 18 anos.
Inscrições: 16/4 a 11/5.
Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.

A oficina tem como objetivo estimular o conhecimento das técnicas de iluminação necessárias à execução de um mapa de luz para diferentes eventos artísticos, partindo dos princípios básicos da eletricidade e iluminação até a exploração dos equipamentos e dos espaços cênicos e expositivos.

Alessandro Azuos especializou-se em iluminação com Maurício Rinaldi, em Buenos Aires, e lecionou a disciplina no Conservatório Carlos Gomes, de Campinas. Foi técnico do LUME Teatro e da CPFL Cultura, elaborando projetos de iluminação para espetáculos e exposições.

Casarão Hilda Hilst

IMPORTANTE:
- Atividades com seleção por Currículo e Carta de Interesse ou análise de portifólio, favor encaminhar para: campinas@oficinasculturais.org.br com as seguintes informações:
Título do e-mail: Inscrição + nome da atividade.
- Atividades com seleção Primeiros Inscritos, as inscrições são feitas apenas pessoalmente

Local:
Oficina Cultural Hilda Hilst
Rua Ferreira Penteado, 1.203 – Cambuí
Campinas/SP
Tel. 19 3294-2212 | 3236-0046

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora