O coletivo Camará tem uma proposta interessante: problematizar o modo como os grandes meios de comunicação utilizam de seus privilégios para transmitir ou ocultar certas informações do público. E não só discutem, como fazem oficinas, cursos e outras ações, fazendo com que "nossos parceiros se apropriem dos recursos tecnológicos e dos saberes acumulados nessas áreas, tornando-se agentes autônomos: capazes de se educarem no diálogo com sua base e de interferirem na atual sociedade de massas, seja através da grande mídia ou de meios alternativos de comunicação".
O Coletivo de Comunicadores Populares se reúne mensalmente no MIS e semanalmente em comissões internas. Atualmente as comissões são:
- Organização da 2ª Mostra Luta;
- Organização da Mostra Luta Itinerante;
- Formação teórica do Coletivo;
- Apoio aos Movimentos Sociais;
- Criação do site e de meios de comunicação do coletivo.
Participe, venha para a próxima Reunião Geral que será no dia 20/05 às 19h no MIS (Museu da Imagem e do Som), na rua Regente Feijó, 859 - Centro.
Mais no site Camará.
Vi o cartaz na Unicamp na semana passada, que me chamou muita atenção.
A iniciativa vale não só para os comunicólogos de plantão, como para qualquer pessoa que se oponha aos monopólios dos meios de comunicação da região. No site é possível baixar o chamado “Material de Informação” para os Encontros de Estudo e Debate.
Vale à pena conferir!
Abraços.