Mitologia Pessoal e dos Orixás e Coral

Postado por Thiago quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Ponto de Cultura do Sinpro Campinas está com inscrições abertas para as oficinas: Mitologia Pessoal e dos Orixás e Laboratório Coral. As oficinas acontecem no sábado, dia 27 de junho, das 9 às 12 horas, na sede do Sinpro.

Oficina Mitologia Pessoal e dos Orixás
A proposta desta oficina é fazer uma linha do tempo a partir da Cosmologia como concepção de surgimento de mundo dos orixás, através dos seguintes tópicos:
* As religiões africanas antes da colonização e escravidão
* A "catolicização" forçada dos escravos
* O sincretismo/ o espiritismo kardecista/o candomblé/ a umbanda/ a posição da Igreja Católica perante as religiões afro-brasileiras
* Os orixás como seres: descrição/A organização sócio-religiosa comunidade e família
*Axé - ligação entre seres humanos e orixás, 260 odus e o arquétipo dos orixás com a personalidade do homem
*A integração do ser humano como conseqüência da xperiência religiosa. A comunidade, como lugar de integração
*Cristianismo e candomblé

A oficina será ministrada por Henrique Carioca, mestrando em educação, cuja pesquisa aborda a Dança de Salão na educação e na saúde, assim como os ritmos de origem africana. Sua proposta é sugerir algumas reflexões dentro das Instituições Educacionais. O e-mail para inscrição nesta oficina é: orixas@sinprocampinas.org.br. Ao todo serão oferecidas 30 vagas. A idade mínima para participar é a partir de 14 anos.


Laboratório Coral
A Oficina de "Laboratório Coral", ministrada pelo professor Rafael Luis Garbuio, acontece das 9 às 11 horas. Essa oficina é um encontro de duas horas onde serão trabalhados os temas:
*Contextualização histórica do Canto Coral;
*Funcionamento de um coral;
*Apreciação de gravações de corais;
*Exercícios técnicos iniciais de coro
*Prática de canto com repertório simples".

Os interessados em participar deverão se inscrever pelo e-mail: laboratoriocoral@sinprocampinas.org.br.


As oficinas acontecem no Ponto de Cultura, na sede do Sinpro Campinas, à Avenida Professora Ana Maria Silvestre Adade, 100, Parque das Universidades e são abertas à participação do público em geral, respeitando-se o limite de vagas. Todos os participantes receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3256-5022 ou pelo site.


0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora