A crise do macho no Café Filosófico

Postado por Thiago quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Inicia-se o mês e com ele três novos módulos no Café Filosófico da CPFL Cultura. O primeiro chama-se A Crise do Macho:

"Nas últimas quatro décadas, a identidade feminina foi objeto de estantes inteiras de indagações científicas e literárias. Claro, havia uma razão: o lugar das mulheres, na praça e no lar, mudou brutalmente. Igual, é curioso que, nesse período, as dificuldades da identidade masculina tenham sido quase silenciadas – como se “ser homem” fosse (e continuasse sendo) simples, quase óbvio. A verdade é outra: ser homem nunca foi tão difícil.

1) Houve a descoberta que os homens também, atrás do paletó, têm um corpo erótico.

2) O amor materno (parental, nesta altura), cada vez mais narcisista, veio impondo expectativas grandiosas que pesam especialmente sobre os meninos, porta-estandartes dos sonhos frustrados de seus pais. Talvez seja por isso, aliás, que os homens fantasiam tanto, mas se calam a respeito de suas fantasias: eles DEVEM sonhar os sonhos de seus pais (sobretudo de sua mãe), mas também DEVEM proteger, atrás da porta do banheiro ou do home-office, os devaneios grandiosos que receberam em herança.

3) Os ideais masculinos tradicionais (o provedor e o aventureiro) perderam seu manto de seriedade: fantasiar com eles se tornou quase uma piada. Mas não por isso a cultura de massa deixa de propô-los incansavelmente como sonhos para meninos (jovens ou menos jovens).

4) Nos anos 90, a cobiça forneceu um novo ideal, que combinava magicamente o papél do provedor e o do aventureiro: ganharei fortunas na corda bamba. A crise atual acabou com esse achado. O que resta?"

A curadoria é de Contardo Calligaris e o bate-papo acontece todas as sextas-feiras às 19h. Chegue antes para pegar seu ingresso gratuito e acompanhe aqui no blog quem serão os expositores e suas palestras.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora