Mal-estar na globalização - Lacan e as luzes

Postado por Thiago quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Amanhã, no módulo voltado à Psicanálise, a globalização e suas implicações serão discutidos:

"Mal-estar na globalização - Lacan e as luzes" - Alain Grosrichard
"Depois de Freud, o psicanalista Jacques Lacan reivindicava sua filiação às Luzes, aquelas do século de Voltaire, chamado também de 'o século dos filósofos'. Entretanto, foi praticando a 'antifilosofia' que ele afirmava continuar o combate daqueles, contra todos os tipos de preconceitos. O que ele queria dizer com isso? Em que, e até que ponto, a 'antifilosofia' lacaniana se inspira no Iluminismo? E que luzes, por sua vez, nos traz hoje sua obra para analisar do que se trata no mal-estar ou na crise da civilização, a qual um J-J-Rousseau - antifilósofo esclarecido, mesmo não sendo o Doutor Lacan – já tinha recenseado com tanta lucidez, e encarnado até a loucura, alguns de seus sintomas?".

Alain Grosrichard é ex-aluno da Escola Normal Superior, « agrégé » de filosofia, Professor honorário da Universidade de Genebra, Presidente da Sociedade Jean-Jacques Rousseau, membro da Escola da Causa Freudiana (França) e da Escola Brasileira de Psicanálise. Escreveu muitos trabalhos sobre a literatura e a filosofia iluminista, especialmente sobre Rousseau, como também sobre o enfoque psicanalítico da literatura.

Dia 20 de agosto às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora