A política como problema

Postado por Thiago segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A primeira palestra do módulo de terça será "A política como problema", com o curador Marco Aurélio Nogueira:

"A política está, hoje, controlada por uma 'classe política' que não consegue se renovar e falar a linguagem do tempo. Funciona de costas para a opinião pública, como se não conseguisse ouvi-la. Fechada em si, lenta, confusa, pouco apreciada, a política gira em torno das artimanhas do poder, indiferente ao modo como vivem as pessoas. Com isso, desqualifica-se ainda mais e sobrecarrega as sociedades, que pagam por ela e dela não se beneficiam. Desencantados e decepcionados com seus políticos, muitos cidadãos se deixam seduzir por soluções salvadoras, encarnadas em personalidades fortes e carismáticas, com o que a política institucional perde ainda mais substância".

Marco Aurélio Nogueira é professor titular de teoria política da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Com pós-doutorado na Universidade de Roma, foi diretor da Escola de Governo e Administração Pública da Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo. É tradutor de obras de Norberto Bobbio e Antonio Gramsci, articulista do jornal O Estado de S. Paulo e autor de numerosos ensaios e livros, entre os quais Em defesa da política (Editora Senac, 2001), Um Estado para a sociedade civil (Cortez, 2004) e Potência, limites e seduções do poder (Unesp, 2008).

Dia 11 de agosto às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora