A política como vantagem

Postado por Thiago segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Na próxima palestra do módulo de terça, no Espaço CPFL:

"A política como vantagem" com Marco Aurélio Nogueira
"Podemos associar a política que nos aborrece ao poder, à conquista e ao uso do poder. Não gostamos dela porque o poder nos incomoda. A política, porém, é mais que poder: é também capacidade de dialogar, organizar consensos e encontrar respostas para os problemas sociais. Em sua configuração democrática, a política civiliza o político, educa e disciplina o poder. A política persiste como um recurso social inestimável: é um instrumento para que se componham e se processem interesses, demandas, direitos e diferenças, base para a configuração de um 'contrato social', de um pacto ético e político com o qual os distintos indivíduos e os distintos grupos possam viver juntos. É a perspectiva da polis, da comunidade política, que possibilita aos indivíduos, aos grupos e às sociedades o encontro de formas de ordem e coesão que não sejam impostas pela força, ameaça ou intimidação".

Marco Aurélio Nogueira é professor titular de teoria política da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Com pós-doutorado na Universidade de Roma, foi diretor da Escola de Governo e Administração Pública da Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo. É tradutor de obras de Norberto Bobbio e Antonio Gramsci, articulista do jornal O Estado de S. Paulo e autor de numerosos ensaios e livros, entre os quais Em defesa da política (Editora Senac, 2001), Um Estado para a sociedade civil (Cortez, 2004) e Potência, limites e seduções do poder (Unesp, 2008).

Dia 18 de agosto às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora