Cinedebate: Entre os muros da escola

Postado por Thaiza quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Associação Campinense de Psicanálise realiza o cinedebate dia 21/10, às 18h, com Adriana Fiori e Walkiria Helena Grant.

O filme, Entre os Muros da Escola (Laurent Cantet), "retrata uma cena que se repete nas grandes capitais da Europa Ocidental: uma periferia onde se encontram alunos oriundos da segunda geração de emigrantes de diversas etnias e o encontro, possível, com professores do sistema educacional local. O que é retratado em Paris, não é muito diferente do que ocorre em outras grandes cidades. Neste filme, mais além de todos os problemas sociológicos, vemos nitidamente a autoridade titubeante de um professor diante da insolência costumeira dos adolescentes. Lacan, no Seminário 16, diz que gostaria que as pessoas se dessem conta de que já não é possível desempenhar o papel que convém à transmissão do saber, sem ser psicanalista. Na tela, podemos acompanhar um professor que tinha como plano, num certo dia, ensinar o “modo subjuntivo” aos seus alunos, mas questões singulares de cada deles iam se impondo e mesclando-se com questionamentos à vida privada do professor, inclusive ao seu modo de gozo sexual. Àquele que acompanha o desenrolar das cenas, vai vendo diante de si uma tessitura de desejo de ensinar com desejo de desejo!"

Onde? Sede da ACP - Rua 14 de Dezembro, 399 - Cambuí - Campinas/SP.
Vagas limitadas e inscrição pelo fone: 3232-4278

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora